É o terceiro ano consecutivo que a En Vert et Contre Tout, uma plataforma de consciencialização para práticas ecológicas e sustentáveis, lança a iniciativa Fevereiro Sem Supermercados em países como a Suíça, Bélgica e França. A ideia é condicionar as pessoas a, pelo menos durante um mês, não fazerem as suas compras em grandes cadeias de supermercados, mas sim em negócios locais e independentes. O objetivo ? Encorajar a um tipo de consumo mais responsável.

Depois de, em 2018, mais de 20 mil pessoas terem completado o desafio na Suíça e em França, o iniciativa é alargada pela primeira vez este ano à Bélgica e arranca já no início de fevereiro para servir de contraponto ao período de consumo desmesurado que acontece na altura do Natal e da passagem de ano. Segundo a plataforma En Vert et Contre Tout, promotora do evento, a iniciativa permite aos participantes "questionar, a uma escala individual e coletiva, o modelo económico que sustenta a sociedade através do consumo."

Segundo Leïla Rölli, fundadora da plataforma, esta é também a altura perfeita para mostrar às cadeias de supermercados que nem todos estão de acordo com as suas práticas.

Crónica. Comi comida apanhada do lixo. Não só sobrevivi, como vou voltar
Crónica. Comi comida apanhada do lixo. Não só sobrevivi, como vou voltar
Ver artigo

"O objetivo deste desafio é encorajar negócios independentes, levar as pessoas a descobrir algumas das mercearias ou mercados que existam nos seus bairros, apoiar os pequenos promotores, apoiar o negócio local e aprender a comprar só aquilo que é essencial. Mas esta iniciativa é também uma oportunidade de mostrarmos às grandes cadeias de supermercados que não estamos de acordo com o excesso de embalagens", lê-se no comunicado oficial partilhado na página da promotora do evento.

E porque o sucesso de uma iniciativa destas depende sempre das pessoas que decidam aderir, os vários participantes já criaram grupos de Facebook onde trocam dicas e informações importantes sobre o desafio.

Acima de tudo, estes grupos já servem como um grande auditório onde todos os intervenientes pensam em conjunto em novas formas de promover um consumo autónomo e mais sustentável.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.