É o terceiro ano consecutivo que a En Vert et Contre Tout, uma plataforma de consciencialização para práticas ecológicas e sustentáveis, lança a iniciativa Fevereiro Sem Supermercados em países como a Suíça, Bélgica e França. A ideia é condicionar as pessoas a, pelo menos durante um mês, não fazerem as suas compras em grandes cadeias de supermercados, mas sim em negócios locais e independentes. O objetivo ? Encorajar a um tipo de consumo mais responsável.

Depois de, em 2018, mais de 20 mil pessoas terem completado o desafio na Suíça e em França, o iniciativa é alargada pela primeira vez este ano à Bélgica e arranca já no início de fevereiro para servir de contraponto ao período de consumo desmesurado que acontece na altura do Natal e da passagem de ano. Segundo a plataforma En Vert et Contre Tout, promotora do evento, a iniciativa permite aos participantes "questionar, a uma escala individual e coletiva, o modelo económico que sustenta a sociedade através do consumo."

Segundo Leïla Rölli, fundadora da plataforma, esta é também a altura perfeita para mostrar às cadeias de supermercados que nem todos estão de acordo com as suas práticas.

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"O objetivo deste desafio é encorajar negócios independentes, levar as pessoas a descobrir algumas das mercearias ou mercados que existam nos seus bairros, apoiar os pequenos promotores, apoiar o negócio local e aprender a comprar só aquilo que é essencial. Mas esta iniciativa é também uma oportunidade de mostrarmos às grandes cadeias de supermercados que não estamos de acordo com o excesso de embalagens", lê-se no comunicado oficial partilhado na página da promotora do evento.

E porque o sucesso de uma iniciativa destas depende sempre das pessoas que decidam aderir, os vários participantes já criaram grupos de Facebook onde trocam dicas e informações importantes sobre o desafio.

Acima de tudo, estes grupos já servem como um grande auditório onde todos os intervenientes pensam em conjunto em novas formas de promover um consumo autónomo e mais sustentável.