Ninguém imagina a Lacoste sem o crocodilo verde. Mas a verdade é que a marca decidiu arriscar e trocar o icónico símbolo por outro, ou melhor, por outros, que quando se fala de animais em vias de extinção a frase conjuga-se no plural.
No ano passado, a Lacoste criou uma edição limitada de polos com dez animais em vias de extinção e anunciou esta sexta-feira, 8 de março, que, além das peças terem esgotado num ápice, foram arrecadados cerca de 300 mil euros a serem entregues à União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), uma organização que luta pela conservação da vida selvagem no mundo.
No total, são 1.755 polos, uma vez que a marca teve o cuidado de reproduzir em cada série o número que corresponde precisamente à dimensão da população que vive ainda no seu habitat natural. Por exemplo, estima-se que existam apenas 350 tigres de Sumatra, então foram feitos 350 pólos com o logótipo de Sumatra Tiger. O mesmo para a tartaruga-estrela birmanesa, o rinoceronte de Java ou lémur do Madagáscar, outras das espécies já raras que a marca escolheu para que fossem representadas nesta coleção.
Ainda que a coleção tenha já esgotado, a Lacoste permite que os clientes continuem a apoiar a causa, redirecionando os interessados que acedam à página da marca para o site da UICN, aquela que é considerada uma das mais importantes associações de proteção ambiental do mundo.