A conta de Instagram por detrás do pedido é @plantatreeco. Os instagrammers viram uma oportunidade de, alegadamente, ajudar o ambiente, apenas por exibirem os seus animais, mas a publicação tornou-se viral e a entidade deixou de ter mãos a medir. "Vamos plantar uma árvore por cada fotografia do teu animal de companhia" era o combinado. Numa investigação exclusiva, o "Público" e o "The Washington Post" procuraram perceber do que se tratava, afinal, este apelo que rapidamente se espalhou pelo Instagram.
Nos últimos dias, as histórias do Instagram estiveram inundadas de fotografias de animais, em resposta ao apelo. Entretanto, na terça-feira, dia 9 de novembro, os responsáveis por esta campanha fizeram uma publicação na qual esclarecem não ter meios para plantar mais de quatro milhões de árvores (número de partilhas até essa data).
O Instagram lançou globalmente a funcionalidade interativa Add Yours, que permite partilhar uma fotografia no autocolante. No entanto, a Plant A Tree Co. assegurou ter apagado a publicação ao fim de dez minutos, quando entenderam o potencial que teria para viralizar. Mas de pouco ou nada adiantou, uma vez que o autocolante continuou a circular pela rede social.
"Obrigada por partilharem os vossos animais de estimação, são adoráveis", começaram por dizer na publicação. "Publicámos a nova história 'Add Yours' como uma campanha engraçada para plantar árvores, onde podemos exibir os nossos animais, no dia 2 de novembro. Percebemos imediatamente que a publicação ia crescer demasiado e que não teríamos recursos para plantar tantas árvores, por isso apagámo-la dez minutos depois. Mesmo tendo-a apagado, uma semana depois, continuaram a espalhar histórias fora do nosso controlo, chegando a milhões de publicações", garantem.
Como forma de aproveitar a solidariedade que todos testemunhámos, a Plant A Tree Co. passou de pedir fotografias a pedir dinheiro. Afirmam querer causar impacto e, por isso, criaram uma angariação de fundos para a @treesforthefuture, dedicada a plantar árvores. Esclarecem que não têm qualquer afiliação com esta entidade e que nunca tocam no dinheiro angariado. "Por favor partilhem esta publicação e a angariação de fundos na vossa história, e identifiquem todos os vossos amigos, celebridades, e o @Instagram, para que possam ver isto e nós possamos MESMO plantar quatro milhões de árvores", apelam, desta vez.
A Meta, atual nome da empresa Facebook, que detém o Instagram, afirmou ao "The Washington Post", que esta tendência "mostra o poder da comunidade do Instagram na sensibilização sobre temas importantes" e alertou, ainda, que foi lançada “por uma conta independente do Instagram, não pelo próprio Instagram”, como se pode ler no artigo do "Público".