Numa linguagem que trata todos por tu, o podcast "Planeta B" aproxima-se das pessoas, principalmente dos jovens, usando uma linguagem informal, mas séria, para discutir aquilo a que ser propõe inicialmente na descrição: "Um podcast sobre a justiça climática e a transição energética".

E nisto há muitos nãos. Os primeiros dizem respeito àquilo que este podcast não representa. "Não resumimos a ciência, nem noticiamos catástrofes naturais. Não profetizamos soluções tecnológicas, nem pequenas mudanças de hábitos". Os segundos estão relacionados com os nãos que têm de ser dados para combater as alterações climáticas, substituindo-os por soluções reais.

E para isso os episódios vão discutir conceitos, temas éticos, morais, económicos e políticos que estão envolvidos na problemática, mas ainda vão a tempo de ser alterados.

Mas não muito, porque de acordo com o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), publicado em 2018, temos menos de 10 anos para reduzir as emissões de dióxido de carbono em 45% e conseguir restabelecer o equilíbrio do planeta. 

Veggie. Há uma nova revista de receitas vegetarianas
Veggie. Há uma nova revista de receitas vegetarianas
Ver artigo

E esta mesma emergência levou à criação do podcast desenvolvido pela campanha Empregos para o Clima, lançada em 2016, que procura dar emprego a milhares de pessoas, mas com um sentido de utilidade climática.

Assenta por isso na criação de novos postos de trabalho, quer no setor público, quer em setores-chave com impacto direto nas emissões de gases com efeito de estufa, como forma de converter trabalhos em setores poluentes em funções que possam trazer benefícios para o ambiente.

Este ainda não é o tema do primeiro episódio do podcast, lançado a 16 de janeiro, mas poderá vir a ser desenvolvido. Para já, o "Planeta B" estreia-se com "O que é a Justiça Climática?", onde numa hora explica o que é afinal o este conceito associado ao podcast. 

Para isso conta com a participação de Sinan e Ana, dois ativistas do Climáximo, um grupo de ativistas que pretende combater as alterações climáticas, e da campanha Empregos.

O podcast está disponível no Apple Podcasts, Anchor, Spotify e no site da campanha.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.