Bali é um dos destinos turísticos preferidos para os apaixonados por praias paradisíacas, ioga, meditação e não só. Contudo, o turismo de massas tem trazido vários problemas ambientais.

A administração de Bali prepara-se para introduzir uma taxa para turistas estrangeiros de cerca de 9€ com o objetivo de combater a poluição nesta ilha da Indonésia. Segundo o site do jornal "The Jakarta Post", o governo já terá elaborado um estatuto que incide na colaboração dos turistas na preservação do meio ambiente e da cultura e que já se encontra em discussão.

“Os turistas vão entender [a regulação]. Ficarão felizes por pagá-lo, pois será usado para fortalecer o nosso meio ambiente e cultura ”, afirmou o governador de Bali, Wayan Koster.

Ainda se debate qual o modo para a cobrança desta taxa. Incluída no bilhete de avião ou recolhida em balcões especiais no aeroporto são as opções em cima da mesa. A opção mais provável será a primeira.

Conheça Alexandra, a portuguesa que nos leva a Bali para pensar na vida
Conheça Alexandra, a portuguesa que nos leva a Bali para pensar na vida
Ver artigo

O imposto será cobrado apenas a turistas estrangeiros. "A maioria dos estrangeiros vem a Bali em férias, os turistas locais só vêm visitar a família, para ter reuniões ou para os eventos das suas empresas", disse Koster.

A ilha debate-se também com o problema do aumento dos resíduos de plástico nas praias e nas águas. O "The Jakarta Post" adianta que, segundo a Agência Ambiental de Bali, todos os dias são produzidas 3.800 toneladas de lixo e apenas 60% acaba nos locais de tratamento.

Em dezembro de 2018, e de acordo com o site do jornal britânico "The Guardian", o uso de utensílios de plástico, como sacos ou palhinhas, também já foi proibido. Esta medida foi direcionada aos fornecedores, produtores, distribuidores e empresas e foi-lhes dado um prazo de seis meses para encontrarem materiais alternativos. Estima-se que dentro de um ano esta medida vai resultar num declínio de 70% no plástico que é encontrado nas águas de Bali.

Esta ilha paradisíaca é um dos destinos mais procurados pelos viajantes e em 2017 foi visitada por 5,7 milhões de turistas estrangeiros, principalmente oriundos da China e da Austrália. As previsões apontam para um aumento deste número.