Um estudo conduzido pela Holafly, com a ajuda da aplicação My Data Manager, revelou as aplicações que mais consomem dados nos telemóveis. Foram testados um iPhone 15 Pro Max e um Android Xiaomi Redmi 9.
Segundo a Holafly, “foram desligadas todas as outras aplicações e o acesso Wi-Fi e foi iniciado um temporizador separado para cada aplicação, que foi utilizada durante cinco minutos. O uso total de dados (MB) foi registado nos relatórios do My Data Manager.”
É o YouTube que lidera o ranking de maior consumidor de dados móveis, consumindo 193 MB em apenas cinco minutos de uso. Vídeos com alta definição e transmissões ao vivo são os principais responsáveis pelo alto consumo de dados na plataforma.
Esta quantidade representa quase mais 29% de dados do que a segunda aplicação mais consumidora no estudo, que gasta cerca de 150 MB no mesmo intervalo de tempo, a Disney+. Já a Netflix, outra plataforma de streaming, só consome 71 MB no mesmo período. Estas plataformas utilizam uma grande quantidade de banda larga móvel para transmitir vídeos de alta qualidade, o que explica o consumo elevado.
Entre as redes sociais, o Snapchat ocupa o primeiro lugar como o maior consumidor de dados, utilizando 101 MB a cada cinco minutos. O uso constante de imagens, vídeos curtos e filtros gráficos contribui para o elevado gasto de dados na plataforma. Outras redes sociais como Instagram e Facebook consomem menos, mas ainda assim consomem 74 MB e 33 MB, respetivamente.
Falando agora de navegadores, o Safari da Apple é o que mais gasta dados móveis, chegando a 56 MB a cada cinco minutos de utilização. Embora não seja tão exigente quanto as plataformas de streaming e redes sociais, o uso constante de sites de multimédia faz com que a navegação também consuma uma quantidade significativa de dados móveis.
Além das plataformas de streaming e redes sociais, outras aplicações populares, como o Spotify, por exemplo, também foram testadas. Consome apenas 7 MB a cada cinco minutos de reprodução de música, estando bastante atrás das outras aplicações em termos de consumo, mas não deixa de ser relevante para quem ouve horas de música por dia.
Para os utilizadores que não estão constantemente ligados à internet ou que têm planos de dados limitados, a escolha das aplicações pode fazer toda a diferença. YouTube, Disney+ e Snapchat consumem facilmente grandes quantidades de dados num curto espaço de tempo, especialmente quando utilizadas com muita frequência.