Quando alguém lhe liga, o que costuma dizer quando atende a chamada? "Estou"? "'Tou"? "Alô?" Qualquer uma destas opções está correta. No entanto, se a primeira coisa que diz é "Sim?", saiba que pode, mesmo sem saber, acabar por sair prejudicado.

Caso receba uma chamada de um número desconhecido ou privado, deve evitar dizer a palavra "sim", porque pode estar a contribuir para que ocorra uma burla em seu nome. Este é um dos mecanismos mais comuns para, por exemplo, roubos de identidade.

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Certamente já ligou para uma empresa e teve de responder "sim" ou "não", seja sobre se autoriza a gravação da chamada ou por vezes até sobre questões contratuais. Agora imagine alguém gravar a sua voz depois de lhe ligar e fazer-se passar por si, em qualquer circunstância.

Estes ladrões de dados ligam para imensos números telefónicos para obter estas informações. Conjugam-nas com outras que adquiriram noutros meios e ficam com tudo o que é preciso para realizarem operações em nosso nome, podendo subscrever serviços.

É assim que as despesas indesejadas aparecem, assim como recorda o site "Meristation", que fala em golpes elaborados para, por exemplo, esquemas de branqueamentos de capitais ou levantamento de dinheiro proveniente de atividades ilícitas.

Quando se trata de uma chamada cuja origem é desconhecida, tente encontrar alternativas ao "sim", para se salvaguardar. As tentativas de fraude aumentam a cada dia que passa e, mesmo achando que está a fazer tudo bem e de forma inofensiva, pode ser entalado.