Setembro é o mês da Apple. Na convenção anual da marca, que ocorre sempre em meados de setembro, serão apresentados os novos modelos do iPhone 15, bem como o lançamento de novos gadgets ou inovações em computadores, tablets ou smartwatches. O iPhone 15 pode incluir algumas das maiores mudanças de design dos últimos tempos, para um telemóvel da marca, sendo a mais significativa uma nova porta de carregamento, que passa a ser USB-C, tal como em quase todos os novos telefones Android.
Espera-se que a Apple lance quatro variações do iPhone 15: o modelo padrão, o iPhone 15 Plus, o iPhone 15 Pro e o iPhone15 Pro Max. Segundo alguns relatos, a marca pode ter decidido mudar o nome do iPhone Pro Max, a versão topo de gama, para “iPhone Ultra”.
Em termos de aparência exterior, os iPhones lançados nos últimos anos têm sido uma decepção para os clientes, porque têm sido muito semelhantes às versões anteriores, mas o 15 pode ser uma exceção, já que deve haver mudanças substanciais no design, de acordo com algumas fugas de informação e modelos de teste que têm chegado às revistas especializadas em tecnologia.
Primeiramente, o iPhone 15 terá uma porta de carregamento diferente, neste caso USB-C, normalmente usada nos telemóveis Android, em vez de uma porta Lightning, comum da Apple. A marca foi forçada a fazer esta alteração, devido à nova legislação europeia que pretende que haja um design único de carregamento para reduzir o lixo eletrónico, revela o "Daily Mail".
Os quatro modelos terão os cantos mais curvos e uma aparência mais opaca, em comparação com os modelos do iPhone 14, devido ao uso de titânio em vez de aço inoxidável na moldura (o que garante mais resistência e proteção contra quebras). A parte traseira será de vidro fosco em vez de vidro polido. Além disso, há rumores de que Dynamic Island, um recurso introduzido no ano passado no iPhone 14 Pro e Pro Max que exibe notificações, estará presente em todos os modelos do iPhone 15.
A câmara na parte traseira será mais espessa, possivelmente devido aos sensores de imagem mais poderosos, e um chip topo de linha chamado A17 Bionic para os iPhones 15 Pro e Pro Max também irá melhorar o desempenho, incluindo a duração da bateria.
Quanto ao que poderão custar os novos modelos, Jeff Pu, analista da Apple baseado em Hong Kong, o iPhone 15 Pro e Pro Max serão mais caros do que os modelos Pro anteriores (andavam entre os 1200 e os 1600 euros), mas não revelou os preços exatos. Já o modelo padrão e o iPhone 15 Plus deverão custar praticamente o mesmo do que os do ano passado (entre os 900 e os 1100 euros), segundo Tim Long, analista do Barclays.
Tim Cook, CEO da Apple, alimentou as especulações de que os modelos novos serão mais caros do que todos os anteriores, quando em fevereiro afirmou que um aumento de preço seria justificado. “O iPhone tornou-se tão importante na vida das pessoas", disse. “Acho que as pessoas estão realmente dispostas a esforçar-se para obter o melhor que podem pagar nessa categoria”, acrescentou.
Mas quando vai ser o lançamento? Normalmente, a Apple anuncia um novo iPhone principal durante um evento ao vivo nas duas primeiras semanas de setembro, e este ano não deverá ser diferente. No ano passado, o iPhone 14 foi apresentado a 7 de setembro e, no ano anterior, o iPhone 13 foi a 14 de setembro.
A Apple ainda não se pronunciou sobre qualquer evento, mas os anúncios e os convites devem ser lançados este mês de agosto. Os fãs da marca esperam que esta não tenha de adiar o lançamento para outubro devido a problemas de fabricação, como afirmou um analista dos Estados Unidos.