Não param de surgir novas soluções para ajudar a minimizar os efeitos da pandemia COVID-19. A mais recente é a App Quero Ajudar, uma plataforma online, que reúne voluntários para ajudar o País de quarentena.
Esta plataforma funciona de duas formas: a partir da aplicação, quem quiser pode voluntariar-se para ajudar quem precisa; e quem precisar de apoio pode pedi-lo, mobilizando, assim, a rede que está distribuída pelo país — o pedido é feito, transmitido aos voluntários, analisado e, de seguida, é estabelecida a ligação entre quem pede ajuda e quem vai ajudar.
Apoio para tomar conta de crianças, de animais de estimação, fazer companhia a quem está sozinho por via de telefonemas, fazer deslocações necessárias (ir ao supermercado, à farmácia) para ajudar os grupos de risco, dar apoio psicológico fazem parte das possibilidades. A App Quero Ajudar tem ainda uma funcionalidade de apoio a profissionais de saúde: pode, por exemplo, doar uma refeição, material ou um bem essencial — ou deixar simplesmente uma palavra de apoio.
A plataforma, que nasceu em apenas três dias, foi criada por um grupo de profissionais portugueses e brasileiros, que se juntaram ao Programa E-Commerce Experience,
"O momento é desafiante e não somos de virar costas a um bom desafio, e a melhor forma de o fazer é através da ação”, sublinhando “Queremos encurtar a distância entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar", diz em comunicado enviado às redacções Vanessa Caldas, do Programa E-Commerce Experience.
Já Ariel Alexandre, programador da app, pensa em levar o projeto para outros países: “De Portugal para o Mundo. O objetivo da app é chegar aos países que, à semelhança do que está a acontecer em Portugal, estão a passar por esta pandemia”.