Os táxis voadores estão a chegar — e não, não estamos a falar de mais um filme de ficção científica. Segundo as empresas Uber e Boeing, se tudo correr conforme planeado, a ideia de evitar horas no trânsito e sobrevoar a cidade até ao destino pode estar para breve.

A Uber e a Boeing já estão a desenvolver táxis voadores eVTOL (com descolagem e aterragem vertical elétrica), que têm como principal objetivo assegurar as deslocações locais, já a partir de 2024, avança a BBC.

Midnight Train: o comboio-hotel que vai ligar Paris ao Porto ou Lisboa numa viagem noturna
Midnight Train: o comboio-hotel que vai ligar Paris ao Porto ou Lisboa numa viagem noturna
Ver artigo

Com data de lançamento prevista para 2024, um relatório prevê que até 2040 já se verifiquem 430.000 veículos deste tipo em funcionamento em todo o mundo.

Segundo a mesma fonte, a empresa Joby Aviation, sediada na Califórnia, já começou a testar embarcações eVTOL e, depois de mais de 1.000 voos de teste, revela que cada táxi voador terá uma autonomia de 241 km e poderá transportar até quatro passageiros. 

"Prevemos oferecer o nosso serviço de partilha de boleias aéreas de locais perto de onde as pessoas vivem, trabalham e querem ir", diz Oliver Walker-Jones, porta-voz da empresa Joby Aviation.

"Imaginem a regulação das rotas de tráfego aéreo e depois multipliquem-na por um milhão"

Michael Taylor, especialista em viagens e tecnologia no grupo de investigação empresarial norte-americano JD Power, diz que os principais desafios são os obstáculos regulamentares e os sistemas de controlo de tráfego aéreo.

Apanhe o comboio no Porto, Coimbra e Lisboa e pague apenas 1€
Apanhe o comboio no Porto, Coimbra e Lisboa e pague apenas 1€
Ver artigo

"Imaginem a regulação das rotas de tráfego aéreo e depois multipliquem-na por um milhão", diz."É provável que se comece por estabelecer rotas padrão de drones ou de táxi aéreo. As regras serão definidas, as falhas trabalhadas e as normas aplicadas universalmente para minimizar os incidentes."

Em termos práticos, implementar táxis voadores no quotidiano de uma cidade pressupõe muito mais do que a mera compra das embarcações. Para fazer face às exigências de um futuro, em que os drones e os táxis voadores (semelhantes a grandes drones multi hélices) partilham o espaço aéreo, as cidades terão de construir "skyports" (mini-aeroportos) em pontos estratégicos de cada região. Estes mini aeroportos serão necessários para que os táxis possam aterrar em segurança e garantir o transporte dos passageiros até ao destino pretendido.

"Estamos a trabalhar lado a lado com as cidades para garantir que o nosso serviço está em conformidade com outros modos de trânsito, co-localizando os portos dos skyports com estações de comboio, aeroportos e outros centros", completa Oliver Walker-Jones.

Houston e Los Angeles  já anunciaram planos para a construção de skyports

Embora a ideia de chamar um táxi voador ainda pareça longínqua, as operações comerciais arrancam já em 2024 e são várias as regiões norte-americanas que já contam com planos para a criação de skyports.

A Joby Aviation já fez uma parceria com a empresa de estacionamento norte-americana Reef Techology, com o principal objetivo de transformar os telhados de alguns parques de estacionamento em skyports.

Houston, Los Angeles e Orlando também já anunciaram planos para a implementação dos novos táxis voadores. O presidente da câmara de Los Angeles, Eric Garcetti, diz que as propostas para a sua cidade "vão fornecer um modelo para que outros governos locais possam levar esta nova tecnologia a patamares ainda maiores".

Para além dos Estados Unidos, também o Reino Unido começa a avançar propostas ( que já têm o apoio do governo britânico) para a construção do primeiro skyport, que, neste caso, está previsto para a zona de Coventry. Para efeitos de "demonstração logística", a construção do primeiro skyport britânico deverá arrancar já no início de 2022, confirma a BBC.

No entanto, os táxis voadores aguardam autorização para voar comercialmente pelas autoridades competentes, como a Administração Federal da Aviação (FAA) nos EUA ou a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA). Mas as empresas Uber e Boeing revelam-se confiantes.

Até à data, não há qualquer informação relativa ao custo das viagens através dos táxis voadores.