Desde 2013, altura em que saiu o GTA V, que os fãs de Grand Theft Auto esperam pelo mais recente jogo da saga, e o lançamento está cada vez mais próximo. Depois de anos a fazer suspense e sem divulgar algum pormenor mais entusiasmante, a Rockstar Games, produtora do jogo, revelou que iria partilhar o primeiro trailer de GTA VI às 14 horas de Portugal na terça-feira, 5 de dezembro.

Scrabble celebra 75 anos. 20 jogos de tabuleiro para jogar em família no Natal
Scrabble celebra 75 anos. 20 jogos de tabuleiro para jogar em família no Natal
Ver artigo

No entanto, uma fuga de informação que resultou na partilha do vídeo por que todos esperavam nas redes sociais, obrigou a produtora a antecipar-se e disponibilizar o trailer oficial durante a madrugada de terça-feira, marcando assim o regresso de um dos jogos mais conhecidos de sempre. Uma das razões pela espera de 10 anos deve-se ao lançamento do GTA Online, que acabou por ser um enorme sucesso, o que fez com que os entusiastas ficassem cada vez mais ansiosos pelo novo jogo.

E ficaram tão ansiosos que acabaram mesmo por bater alguns recordes. A publicação da Rockstar Games na rede social X (anteriormente conhecido como Twitter), na sexta-feira, dia 1, a revelar o dia em que o trailer estaria disponível, já é a publicação relacionada com jogos mais gostada da rede social, tendo atualmente mais de 185 milhões de visualizações e dois milhões de gostos. E sim, a publicação era só mesmo uma imagem estática com a data de estreia.

O trailer, que conta atualmente com 65 milhões de visualizações e quase 7,5 milhões de gostos, veio, assim, confirmar que o novo jogo dará aos jogadores a oportunidade de regressar a Vice City, uma cidade inspirada em Miami, nos EUA, e percorrer as ruas de Leonida, inspirada no estado de Florida. Indicado para maiores de 18 anos, esta saga de jogos é, em parte, o que o seu nome quer dizer, “Grand Theft Auto” (em português, “Roubo Qualificado de Automóveis”), com muita violência, homicídios, roubos e conteúdos sexuais. 

A sua típica violência, que foi, para alguns jogadores, revolucionária, para outros (e, na verdade, para muitos países), ultrapassou os limites em algumas situações. A violência com armas de fogo, as condutas sexuais e a grande quantidade de bebidas alcoólicas tornaram-se muito comuns nesta saga, e muita gente não gostou.

Houve, até, uma petição com mais de 40 mil assinaturas para remover o GTA V das lojas Target da Austrália, devido à violência gratuita para com as mulheres no jogo. A petição foi iniciada por três mulheres que no passado trabalharam na área da prostituição e apontaram o dedo à Rockstar Games por ter criado um jogo que "encoraja os jogadores a assassinar mulheres por entretenimento", segundo o site “Eurogamer.pt”.

No entanto, isto não quer dizer que seja um jogo que não agrade à população, muito pelo contrário. GTA é um caso de sucesso no mundo dos videojogos, tendo já ganhado diversos prémios, entre eles Jogo do Ano em 2013, pela VGX, e Melhor Design em 2015, pelos BAFTA Video Games Award. A narrativa é mesmo prevalecer e ser o mau da história, torcendo para que ele faça tudo o que seja necessário para ganhar. 

O primeiro jogo do franchise saiu em 1997, tendo já na sua coleção oito jogos, inclusive o GTA VI. Neste novo GTA, a suceder Michael, Trevor e Franklin do GTA V, os protagonistas serão Jason e Lucia, a primeira protagonista feminina de sempre na história do franchise que, aparentemente, começa o enredo do jogo na prisão. Apesar de a Rockstar Games não ter anunciado uma data de lançamento, sabe-se que o novo jogo chegará às lojas em 2025, e que será possível jogar tanto na PlayStation 5 como na Xbox Series.

Veja o trailer de GTA VI

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.