Desde 2013, altura em que saiu o GTA V, que os fãs de Grand Theft Auto esperam pelo mais recente jogo da saga, e o lançamento está cada vez mais próximo. Depois de anos a fazer suspense e sem divulgar algum pormenor mais entusiasmante, a Rockstar Games, produtora do jogo, revelou que iria partilhar o primeiro trailer de GTA VI às 14 horas de Portugal na terça-feira, 5 de dezembro.
No entanto, uma fuga de informação que resultou na partilha do vídeo por que todos esperavam nas redes sociais, obrigou a produtora a antecipar-se e disponibilizar o trailer oficial durante a madrugada de terça-feira, marcando assim o regresso de um dos jogos mais conhecidos de sempre. Uma das razões pela espera de 10 anos deve-se ao lançamento do GTA Online, que acabou por ser um enorme sucesso, o que fez com que os entusiastas ficassem cada vez mais ansiosos pelo novo jogo.
E ficaram tão ansiosos que acabaram mesmo por bater alguns recordes. A publicação da Rockstar Games na rede social X (anteriormente conhecido como Twitter), na sexta-feira, dia 1, a revelar o dia em que o trailer estaria disponível, já é a publicação relacionada com jogos mais gostada da rede social, tendo atualmente mais de 185 milhões de visualizações e dois milhões de gostos. E sim, a publicação era só mesmo uma imagem estática com a data de estreia.
O trailer, que conta atualmente com 65 milhões de visualizações e quase 7,5 milhões de gostos, veio, assim, confirmar que o novo jogo dará aos jogadores a oportunidade de regressar a Vice City, uma cidade inspirada em Miami, nos EUA, e percorrer as ruas de Leonida, inspirada no estado de Florida. Indicado para maiores de 18 anos, esta saga de jogos é, em parte, o que o seu nome quer dizer, “Grand Theft Auto” (em português, “Roubo Qualificado de Automóveis”), com muita violência, homicídios, roubos e conteúdos sexuais.
A sua típica violência, que foi, para alguns jogadores, revolucionária, para outros (e, na verdade, para muitos países), ultrapassou os limites em algumas situações. A violência com armas de fogo, as condutas sexuais e a grande quantidade de bebidas alcoólicas tornaram-se muito comuns nesta saga, e muita gente não gostou.
Houve, até, uma petição com mais de 40 mil assinaturas para remover o GTA V das lojas Target da Austrália, devido à violência gratuita para com as mulheres no jogo. A petição foi iniciada por três mulheres que no passado trabalharam na área da prostituição e apontaram o dedo à Rockstar Games por ter criado um jogo que "encoraja os jogadores a assassinar mulheres por entretenimento", segundo o site “Eurogamer.pt”.
No entanto, isto não quer dizer que seja um jogo que não agrade à população, muito pelo contrário. GTA é um caso de sucesso no mundo dos videojogos, tendo já ganhado diversos prémios, entre eles Jogo do Ano em 2013, pela VGX, e Melhor Design em 2015, pelos BAFTA Video Games Award. A narrativa é mesmo prevalecer e ser o mau da história, torcendo para que ele faça tudo o que seja necessário para ganhar.
O primeiro jogo do franchise saiu em 1997, tendo já na sua coleção oito jogos, inclusive o GTA VI. Neste novo GTA, a suceder Michael, Trevor e Franklin do GTA V, os protagonistas serão Jason e Lucia, a primeira protagonista feminina de sempre na história do franchise que, aparentemente, começa o enredo do jogo na prisão. Apesar de a Rockstar Games não ter anunciado uma data de lançamento, sabe-se que o novo jogo chegará às lojas em 2025, e que será possível jogar tanto na PlayStation 5 como na Xbox Series.