Entre os novos lançamentos da Xiaomi está o Xiaomi Watch S4 41 mm, um smartwatch que, por ser concebido para priorizar a saúde e o bem-estar, torna-se o acessório ideal para quem pratica exercício físico com regularidade e deseja acompanhar o progresso de forma prática e eficaz.

Testámos os novos fones sem fio da Xiaomi (e estranhámos o formato). Da bateria ao conforto, o que achámos do modelo?
Testámos os novos fones sem fio da Xiaomi (e estranhámos o formato). Da bateria ao conforto, o que achámos do modelo?
Ver artigo

Tivemos a oportunidade de o testar e, acima de tudo, procurámos perceber se realmente faz a diferença no dia a dia, o suficiente para se tornar um elemento indispensável no nosso pulso. É mesmo assim tão útil ou não ultrapassa o estatuto de tendência supérflua?

Resistente à água e com um dock de carga sem fios (magnético), este relógio inteligente liga-se ao telemóvel via Bluetooth, e é necessário descarregar uma app gratuita (Mi Fitness) para tirar partido da faceta de monitorização.

O que traz de novo?

Em comparação com modelos anteriores, o Xiaomi Watch S4 41 mm foi melhorado no que toca às funcionalidades de saúde e da atividade física, contando com mais de 150 modos desportivos, incluindo natação e esqui.

A monitorização da saúde e da atividade física permitem aos utilizadores acompanharem treinos e consultarem estatísticas de saúde. O módulo de frequência cardíaca foi atualizado para poder proporcionar um acompanhamento mais preciso durante o exercício e ajudar a alcançar a intensidade ideal.

Também o monitor de sono foi melhorado, já que tem agora uma análise multidimensional e um plano de melhoria guiado de 21 dias, que vem disponibilizar informações práticas para melhorar a qualidade do descanso e para criar rotinas mais saudáveis.

O ecrã AMOLED de 1,32 polegadas garante imagens claras e vivas mesmo sob luz solar intensa e o peso (32g sem bracelete) foi calculado para que uma experiência de utilização prolongada seja isenta de desconforto.

Além disso, a pensar na prática de atividades ao ar livre, como corrida, ciclismo ou caminhada, o posicionamento da bracelete contribui para que o registo dos percursos seja mais fiável. Existe ainda uma funcionalidade de vlog desportivo para que possa, longe do smartphone, começar a gravar vídeos, enquanto o ecrã mostra dados em tempo real, tais como a frequência cardíaca e as calorias queimadas.

xiaomi
xiaomi créditos: MAGG

Como é a experiência de utilização?

Tal como aconteceu com os auscultadores sem fios Xiaomi Open Wear Stereo Pro, também esta é uma moda a que demorámos a aderir. Assim como tínhamos dificuldade em encontrar a necessidade de investir nuns auscultadores sem fios como estes, também nos ultrapassava o desejo de integrarmos um relógio inteligente na nossa rotina.

Isto, claro, até começarmos a praticar exercício físico com mais regularidade e a ceder, aos poucos, à peer pressure de colocar histórias no Instagram com os valores que quantificavam o nosso desempenho. Então, o Xiaomi Watch S4 41 mm veio preencher essa lacuna.

O design elegante e versátil faz com que não destoe de grande parte dos outfits, uma característica bastante importante. Podemos alterar o mostrador para refletir melhor o look (e para não nos fartamos), o que também é simpático. Pô-lo a funcionar é fácil: demos-lhe alguma carga, descarregámos a app, criámos conta e sincronizámos. Ficou pronto a usar.

Este caráter intuitivo também o faz somar pontos. Ninguém quer trazer para os seus dias mais um fator de complicação. A bateria de 320mAh, que promete até oito dias de autonomia, e o carregamento rápido, são fatores de conveniência indispensáveis nas rotinas frenéticas do século XXI.

Com este relógio moderno, conseguimos contar os passos, monitorizar a nossa frequência cardíaca, o oxigénio no sangue, o ciclo menstrual, o stress, a temperatura, o sono e o treino (como saltar à corda, dançar, fazer natação ou passadeira), consultar o histórico de treinos e acompanhar a evolução e saber quantas calorias queimámos.

Além disso, é ainda possível consultar a meteorologia, ver as notificações que recebemos no telemóvel, fazer e atender chamadas, trocar de música, pausar ou reproduzi-la, fazer pagamentos contactless e apostar noutras funcionalidades como alarme, lembretes, calendário, gravador e temporizador.

Outros aspetos curiosos são os exercícios de respiração que nos ensina, seja para nos ajudar a relaxar, a adormecer ou a concentrarmo-nos (apoiados por pesquisas psicológicas da Universidade de Pequim) e o facto de também podermos monitorizar  jogos de cartas e tabuleiro como xadrez, damas e bridge.

Se depois de algum tempo de uso o consideramos indispensável? Não. Mas isso parte das prioridades de cada um. Conseguimos identificar com clareza as mais valias que este dispositivo trará a quem realmente coloque o exercício físico e a saúde em primeiro lugar.

Estando prestes a terminar um ano e a começar um novo ciclo, janeiro é, de uma forma generalizada, o mês do foco, da mudança, dos objetivos. Quando soam as últimas badaladas de 31 de dezembro, muitos estabelecem metas para o futuro, e não é raro que estas incluam a adoção de um novo estilo de vida.

Embora seja um desafio levar esse plano até ao fim, a verdade é que contar com o apoio de um aparelho como este pode mesmo fazer a diferença. Depois de uma noite mal dormida, que nos condena a um dia em modo zombie, não precisamos que seja a tecnologia a evidenciá-lo. Mas ver quantas horas dormimos e comparar as noites com um gráfico faz com que nos sintamos desafiados a dormir melhor.

O mesmo ocorre com a contagem dos passos que damos. Dificilmente vamos atribuir qualquer tipo de relevância ao quanto caminhámos num dia se não tivermos a noção do número. No entanto, esse parâmetro cria-nos a vontade de nos superarmos, de estabelecermos recordes internos, numa competição connosco mesmos (ou até com terceiros, quem sabe).

Por ter tantas funcionalidades de monitorização, o Xiaomi Watch S4 41 mm dá à saúde um cunho de entretenimento. Torna-a engraçada em vez de uma tarefa desagradável. Desperta-nos o interesse de nos aventurarmos em novos desportos e o desejo de nos superarmos.

Isto faz com que passe a estar presente no nosso pensamento quando traçamos as metas para 2026, pois vai facilitar-nos a vida e ajudar-nos a alcançá-las. Se funciona quase como um efeito placebo? Talvez. Mas às vezes a vitória poderá estar neste tipo de bengalas inocentes.

Em Portugal, o Xiaomi Watch S4 41 mm está disponível em preto (159,99€) e em branco (169,99€).