A empresa de tecnologia SoftGrid Computers, em Indore, na Índia, instalou um software pop-up nos computadores dos funcionários que os lembra de que o seu horário de trabalho terminou e a pedir para irem para casa. Esta medida ficou viral na rede social LinkedIn.

Apoio à habitação. Assessora da ministra do Trabalho propõe ocupar a ponte 25 de Abril
Apoio à habitação. Assessora da ministra do Trabalho propõe ocupar a ponte 25 de Abril
Ver artigo

“Aviso! O seu turno acabou. O sistema do escritório será desligado em 10 minutos. Por favor, vá para casa”, diz a mensagem. Esta medida foi publicada no LinkedIn por Tanvi Khandelwal, especialista em recursos humanos, que juntou-se recentemente à empresa, e tornou-se viral.

“Embora tenha ficado surpresa ao ver tal mensagem no meu sistema de computador, acredito que um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal é muito importante”, disse Tanvi à NBC News. “Também sou assistente social e esta cultura de trabalho permite que eu me envolva nessas atividades depois do horário de expediente”, acrescentou.

Segundo Shweta Shukla, co-fundadora e diretora executiva da SoftGrid, os sócios da empresa viram esta iniciativa como uma forma de priorizar as pausas necessárias e de manter um equilíbrio geral entre a vida pessoal e profissional dos seus 40 funcionários que, normalmente, ficavam na empresa até tarde para responder aos pedidos dos clientes e da empresa.

“Criar esta solução foi um processo de pensamento partilhado entre todos os parceiros. Desde a pandemia, todos enfrentamos problemas com horas extras e perdemos as partes sociais das nossas vidas diárias, como tempo de qualidade com as nossas famílias e entes queridos”, disse Shweta.

Relativamente à escolha do método pop-up das mensagens, este é “mais divertido e envolvente do que um e-mail ou memorando”, tendo surpreendido os funcionários na primeira vez que o aviso apareceu, que acharam que os seus computadores tinham sido hackeados.

A maioria dos funcionários afirma que esta medida os encoraja a criar limites quanto ao tempo no trabalho, algo pouco comum nas empresas de tecnologia indianas. Contudo, a medida também foi alvo de comentários negativos no LinkedIn, uma vez que poderia criar pressão para cumprir prazos ou trabalhar aos fins de semana. Shweta afirma que a “mensagem pop-up não é um ultimato”, apenas serve “como um lembrete” e, reiniciando o computador, os funcionários “podem voltar ao trabalho, se necessário”.