Na terça-feira, 28 de novembro, aconteceu em Lisboa o primeiro evento do TikTok em território nacional. O Discover TikTok Portugal reuniu criadores, parceiros e marcas para explorar o potencial desta plataforma. A MAGG esteve presente — e não passou despercebida.
Durante o segmento da apresentação conduzido por Soraya Castellanos, responsável por conteúdos, parcerias e comunidades do TikTok em Portugal e Espanha, o TikTokMAGG foi usado como exemplo da comunidade crescente nesta aplicação, assim como o Festival da Canção e a Federação Portuguesa de Futebol.
"O que a Soraya fez foi tentar mostrar todo o ecossistema que existe no TikTok, num slide cheio de nomes que dão à audiência a ideia de que o ecossistema está cheio, desde a Volta a Portugal e ao Comité Olímpico", referiu à MAGG a porta-voz do TikTok.
"Não há uma fórmula mágica para ter sucesso, mas serem fiéis a um formato é algo ao qual as pessoas se habituam e pode ser um dos fatores de sucesso na app", disse-nos a porta-voz em entrevista com a MAGG, quanto ao desempenho do TikTokMAGG.
"A MAGG usa muito os green screens, o que é bom, em termos da vossa presença no TikTok", referiu. "Sabemos o potencial que o TikTok tem para a comunicação social. Serem autênticos e criativos funciona. As pessoas reconhecem-vos como um deles. É muito complicado desconstruir", acrescentou, ainda.
"Somos uma plataforma democrática, então, todos são importantes para nós, mesmo os que que não estão no slide", salvaguardou a responsável de relações públicas, que assumiu o cargo em 2020. "Há muitos equívocos e mitos relativamente ao TikTok, como ser usado só por menores", mencionou.
"Numa altura em que muita gente continua a achar que o TikTok é uma plataforma só para miúdos, entendemos que era altura de mostrar que não"
A MAGG lançou a conta de TikTok no início de 2023 e em menos de um ano, conta já com 38,5 mil seguidores, o que corresponde a um crescimento de aproximadamente 1000 seguidores por semana.
"Numa altura em que muita gente continua a achar que o TikTok é uma plataforma só para miúdos, entendemos que era altura de mostrar que não, que esta nova rede social, com a força com que chegou a Portugal e a todo o mundo, representava uma oportunidade de contarmos histórias com o ADN da MAGG à nossa e a uma nova audiência que poderia não nos conhecer, ou, conhecendo, não ter tanta predisposição para ler os artigos em texto, mas sim em formato vídeo e com uma linguagem cativante", explica Ricardo Martins Pereira, publisher e diretor geral da MAGG.
"A conta de TikTok da MAGG segue a fórmula da rede social, ou seja, não tentámos usar a nossa forma de comunicar e aplicar esse modelo à rede social. Fizemos o contrário. Percebemos o que funciona no TikTok e usámos essa fórmula para falar com os nossos seguidores", continua Ricardo Martins Pereira.
A conta da MAGG tem um rosto, o da produtora de conteúdos Constança Zarro, que faz parte da equipa da MAGG, porque "humanizando os conteúdos, consegue chegar-se mais facilmente às pessoas". "Quando arrancámos com a página, o rosto era o do João Costa Silva, depois mudámos para o da Constança e pontualmente também temos outras pessoas a contribuir, como a Luísa Vale, produtora de conteúdos, ou a Mariana Coelho, jornalista, que faz parte da redação da MAGG. Em comum têm o facto de todos terem menos de 25 anos, são nativos do TikTok e acreditamos que, por isso, dominam a plataforma de forma muito mais eficaz. São criativos, têm referências porque consomem eles próprios muito TikTok e depois conseguem transportar isso para os conteúdos", acrescenta o diretor geral.
O objetivo, para já, é o de criar uma nova forma de comunicação. "Não estamos obcecados por números, mas claro que nos sentimos felizes quando percebemos que os nossos conteúdos têm, muitas vezes, mais de 200, 300 ou 500 mil visualizações. Até ao momento, reunimos já 1,3 milhões de gostos, uma métrica muito usada no TikTok. Mas para já aquilo que a MAGG pretende é ser pioneira na criação deste modelo de comunicação na imprensa nacional, até porque ainda são muito poucos os órgãos de comunicação que olham para o TikTok com interesse. Quando acordarem para isso — e irão acordar — a MAGG já terá uma maturidade grande na forma como trabalha o TikTok e uma comunidade vasta e a crescer", disse Ricardo Martins Pereira, diretor-geral da MAGG.
Atualmente, todos os meses mais de 3,3 milhões de pessoas usam o TikTok em Portugal. O TikTokMAGG foi lançado em fevereiro de 2023 e, nove meses depois, conta com mais de 37 mil seguidores. Com periodicidade diária, visa criar conteúdos exclusivos que vão ao encontro do ADN e dos interesses dos utilizadores da rede social.
No evento Discover TikTok Portugal, foram abordados temas como as oportunidades de negócio graças ao TikTok, o impacto da plataforma na indústria musical e no marketing digital em Portugal, assim como os investimentos que têm vindo a ser feitos na segurança da plataforma.