Foi o segredo mais mal guardado de sempre da história da Apple. Toda a gente sabia o que aí vinha quando, esta segunda-feira, 5 de junho, e ao final de quase duas horas, a Apple fez saber que tinha mais uma coisa a anunciar durante a sua conferência anual para programadores. E assim foi. A gigante tecnológica anunciou os Vision Pro, a primeira versão dos seus óculos de realidade aumentada que prometem ser revolucionários e pôr carteiras a chorar. Mas a tecnologia impressiona.
Há muito que já se falava da entrada desta marca americana no universo da realidade aumentada virtual e a conferência dedicada aos programadores veio confirmá-la. E tal como aconteceu com o lançamento do primeiro iPhone, que revolucionou a indústria, este novo gadget também promete vir a mudar muita coisa – nomeadamente a forma como interagimos com o mundo digital e físico.
Com um design futurista e funcionalidades inovadoras, os Vision Pro prometem elevar a experiência da realidade aumentada e da computação espacial a um novo patamar. Ao combinarem um hardware de última geração e a par de estarem equipados com sensores avançados, os óculos são capazes de monitorizar com precisão o movimento do utilizador e o ambiente ao seu redor, garantindo uma experiência imersiva e envolvente.
Mas a grande novidade dos Vision Pro passa, essencialmente, pela possibilidade de projeção do mundo digital no mundo real de forma realista e integrada. Ou seja, onde quer que esteja, pode projetar uma interface tridimensional para interação com as aplicações e serviços da empresa, que podem ter a dimensão que quiser. E até poderá ver filmes em grande escala, graças aos ecrãs de 100 polegadas com o ambiente cinemático, acompanhado de som surround, com a possibilidade de se concentrar só no filme através do Apple Immersive Video.
Ao contrário dos dispositivos de realidade aumentada já existentes, que eram controlados com recurso a comandos, por exemplo, a forma como vai poder interagir com os Vision Pro também é completamente diferente. Isto porque vai precisar apenas de falar ou fazer gestos – e, em certas situações, os olhos serão mais que suficientes para trabalhar com algumas funcionalidades.
Mas calma, porque esta inovação não pressupõe o distanciamento total do mundo físico. Dependendo do nível de imersão que quiser, poderá geri-lo através do botão físico Digital Crown – e, mesmo no nível máximo, o utilizador vai estar sempre consciente do ambiente que rodeia, detetando a presença de pessoas, contrariamente à realidade virtual. Além disso, os óculos são transparentes, fazendo com que quem está de fora consiga ver quem os está a usar.
Quando é que vai poder, oficialmente, estender o mundo digital à sua realidade? Ainda não se sabe ao certo, até porque a Apple apenas avançou que os Vision Pro deverão chegar ao mercado americano no próximo ano, seguindo-se a chegada a outros pontos do globo de forma desfasada. Mas este não será um gadget para todas as carteiras, uma vez que o preço se fixa nos 3499 dólares (cerca de 3270 euros).
Espreite a fotogaleria.