O telemóvel passou a ser tão fulcral como a carteira ou as chaves de casa. Sair de casa sem este aparelho levanta problemas logísticos e de potencial ansiedade — e por não querermos viver sem ele, também o carregador da bateria anda sempre connosco. É uma cadeia: se o telemóvel é indispensável para os nossos dias, o carregador é indispensável para o telemóvel. Mas e quando a percentagem da bateria insiste em não subir, mesmo estando a carregar?

O carregador pode ser o culpado, uma vez que é um dos acessórios que mais depressa se desgasta. E já deve ter reparado que, à medida que o cabo é usado, mais corroído fica — os fios internos começam a surgir como se o cabo tivesse uma fratura exposta. Isso pode fazer com que a energia não chegue ao telemóvel em condições, ou seja, o carregamento da bateria não é efetuado como deveria ser. Se é o seu caso, não se preocupe. Felizmente, existem formas simples de arranjá-lo.

Pais vão poder definir limites ao uso de telemóvel pelos filhos
Pais vão poder definir limites ao uso de telemóvel pelos filhos
Ver artigo

De acordo com a revista "Business Insider", uma das coisas a fazer é unir a zona danificada com fita-cola. Parece rudimentar, mas funciona. Isto vai permitir manter os fios juntos e fazer com que o carregador continue a funcionar.

Se não surtir efeito, existe um plano B, mas implica alguns dotes de bricolage: pode sempre optar por tentar cortar, desmontar e voltar a unir os fios com a ajuda de um soldador. Tudo indica que vai resultar, mas caso não dê, então é porque morreu de vez — e terá de comprar um novo.

Mas ainda há outro cenário. E se o telemóvel não estiver a carregar em condições, apesar de o carregador estar em ótimo estado, isto é, sem a tal fratura? Bem, isso pode ter que ver com a porta de entrada do telemóvel. Verifique se está limpa. Se vir que há sujidade, utilize um palito para retirá-la, mas com cuidado, para não danificar nada.