Se anda à procura do presente ideal para oferecer àquele amigo ou familiar que precisava urgentemente de uns bons fones, não se preocupe mais. Já muito se falou sobre os novos Huawei FreeBuds 7i, que vieram com a promessa de transformar a experiência de ouvir música e atender chamadas, combinando um design moderno e tecnologia avançada. No entanto, é com a prática que sabemos bem se as expectativas são ou não fundamentadas, e agora temos a resposta. 

Testámos o novo Huawei Watch GT6, o gadget que promete transformar a rotina. Ficámos rendidos ou nem por isso?
Testámos o novo Huawei Watch GT6, o gadget que promete transformar a rotina. Ficámos rendidos ou nem por isso?
Ver artigo

Mas vamos primeiro ao seu exterior. Ao pegar nos fones pela primeira vez, a sensação foi imediatamente positiva. A caixa redonda encaixa bem na mão e o brilho dá um toque elegante, enquanto os auriculares em si são discretos e leves, permitindo que o uso seja longo sem exista qualquer tipo de desconforto. O modelo semi-in-ear, aliado às diferentes borrachas que vêm incluídas, garante que se ajustem perfeitamente ao ouvido e não escorreguem facilmente.

Um dos grandes destaques anunciados para os novos Huawei FreeBuds 7i foi o cancelamento de ruído inteligente ANC 4.0, e na prática, funciona muito bem. Na rua ou até mesmo nos transportes públicos, o som externo é filtrado de forma bastante eficaz, permitindo mais concentração no trabalho ou apenas desfrutar da música. O modo que permite ouvir os sons do exterior é útil, mas para quem quer silêncio total, o cancelamento de ruído é claramente eficaz.

Nas chamadas, a qualidade do áudio também é de outro nível. Com três microfones, incluindo um de condução óssea, as vozes são captadas de forma mais nítida, e mesmo em ambientes com muito barulho, não houve qualquer problema de comunicação. Este é um ponto que realmente faz com que os FreeBuds 7i se diferenciem, até porque, sendo sinceros, todos os outros fones que já tínhamos experimentado davam sempre erro. Só não sabemos se o erro vinha da ligação ao nosso telemóvel ou mesmo dos aparelhos. 

Quanto ao som, a promessa de áudio confirma-se. Graves, médios e agudos são bem definidos, e a aplicação para o telemóvel permite ajustar os diferentes estilos de áudio, personalizando por completo a experiência. Testar o áudio espacial foi interessante, embora as vozes fiquem um pouco mais “baças” , o que exigiu certamente alguma adaptação. No entanto, enquanto ouvíamos música e podcasts, houve alguns momentos em que o áudio travou temporariamente, o que comprometeu um pouco a experiência. 

Veja os modelos.

Os gestos, esses, também funcionaram de forma intuitiva. Deslizar para cima ou para baixo ajusta o volume, e toques duplos ou triplos controlam reprodução e pausa. É fácil de usar mesmo para quem não está habituado a tecnologia, pelo que não foi preciso andar sempre com o telemóvel na mão se queríamos fazer algum destes movimentos. Além disso, é de notar que sempre que tirámos um dos fones dos ouvidos o áudio para automaticamente, o que é incrível para quem não gosta de perder uma pitada da sua música preferida. 

A conectividade também foi outro ponto positivo, uma vez que conseguimos emparelhar os novos Huawei FreeBuds 7i com dois e até três dispositivos ao mesmo tempo, sendo útil para alternar entre o telemóvel e o computador sem esforço. Quanto à bateria, esta também surpreendeu, e apesar de não demorar só 10 minutos a carregar, uma carga completa durou cerca de duas semanas com um uso mais ou menos médio - ou seja, muito bom para aquilo que afirma. Na aplicação também encontra a bateria a que estão os fones e o estojo.

Assim, após várias utilizações, podemos confirmar que os fones continuam confortáveis, sem causar dor ou pressão, mesmo após várias horas seguidas. Este conforto constante, aliado à qualidade do som claro e ao cancelamento de ruído bastante eficaz, torna os FreeBuds 7i uma opção muito acessível para se dar a alguém próximo, uma vez que custam 99€. Neste momento, estão com uma produção de Black Friday, custando 79€.