Se é daquelas pessoas que adoram fazer compras online (como eu), de certeza que isto já lhe aconteceu pelo menos uma vez: abrir a encomenda e perceber que o que comprámos não é nem sequer parecido com a imagem original que vimos no site de onde fizemos a encomenda. Mais grave ainda: o que nos chegou não é sequer a mesma coisa que encomendámos. Também acontece. Em 2017, o número de pessoas que compraram roupa online aumentou, e a tendência está a crescer, por isso é expectável que as encomendas online continuem a subir nos próximos anos. Moda, tecnologia e beleza estão no top três dos produtos mais comprados. Embora os números sejam um pouco diferentes, se compararmos os dados da Deco e do Portal da Queixa concluímos o mesmo: as queixas sobre comércio online também aumentaram.

Confesso que gosto muito de encomendar roupa, e, como pode acontecer a qualquer um, já passei por duas situações de engano: não ser a cor que estava na fotografia e não ser o modelo que eu pensava. A primeira passou-se quando fiz uma encomenda na Shein: comprei uma camisola de gola alta vermelha e, pela fotografia, parecia comprida e do género da que eu queria. Afinal não: era curta e com os braços demasiado largos. Acabei por nunca a usar. A segunda foi há poucos dias: encomendei um body castanho claro, na Missgueided. Abri a encomenda e era cor-de-rosa, nada a ver com o que estava na fotografia.

Quis saber quem mais tinha tido experiências parecidas com a minha, e encontrei algumas: "Mandei vir um vestido, de uma página chamada Princeless que supostamente tem feedbacks excelentes, para uma festa, por 20,99€. Quando vi uma embalagem tão pequena, e leve, vi logo que algo não estava bem. E quando a abri senti-me roubada", queixa-se Joana Almeida, 20 anos. O vestido não tinha qualquer semelhança com aquele que tinha sido encomendado. Quando tentou obter respostas disseram-lhe que a única coisa a fazer era devolver. Ainda acusou a loja de a enganar mas esta respondeu-lhe que "seguia toda a lei à risca" e não ia conseguir nada.

Com uma breve pesquisa no google pela loja Princeless, conseguimos perceber que o caso de Joana não foi o primeiro, e não será certamente o último. Se entrarmos no Portal da Queixa, a Princeless tem 415 reclamações, das quais 412 estão resolvidas, e por isso apresenta um índice de satisfação de 94,2% (este índice reflete apenas a preocupação que a empresa tem em resolver as situações de insatisfação). Com morada em Portugal, mas sem espaço físico, se quiser encomendar pelo facebook, como fez a Joana, já não vai conseguir. A loja tem agora um site mas ainda não está em funcionamento.

Na fotografia da esquerda o está o vestido que Joana encomendou. Na da direita, o que recebeu em casa.
Na fotografia da esquerda o está o vestido que Joana encomendou. Na da direita, o que recebeu em casa.

Já Carolina Vergas, de 18 anos, mandou vir uns ténis de correr e recebeu umas chuteiras de futebol, enquanto Miguel Bento, 23 anos, acabou a lucrar com o engano. "Uma vez encomendei um gorro e chegou-me uma pulseira. Fui logo reclamar o dinheiro. No dia a seguir chegou o gorro. Acabei por ficar com o gorro, o dinheiro e a pulseira."

Carolina Vergas encomendou uns ténis de correr, recebeu umas chuteiras de futebol
Carolina Vergas encomendou uns ténis de correr, recebeu umas chuteiras de futebol

Para Joana Alves, com 21 anos, receber artigos diferentes daqueles que encomenda já não é uma surpresa. "Uma vez encomendei umas botas no site da Gamiss e foi a desilusão total: eu calço o 42 e as botas que vieram eram muito pequenas para mim. Dei-as à minha mãe que calça o 37, a ela ficaram-lhe bem. Numa outra vez tive um problema com o Aliexpress: encomendei umas calças que, em termos de tamanho, estavam muito boas. O problema é que se enganaram na cor: eu tinha pedido azul marinho e vieram num amarelo horrível. Fiz queixa ao vendedor que pediu imensas desculpas e me devolveu o dinheiro.” Com Marta Vidigal o caso foi parecido, esteve um mês à espera que a encomenda chegasse para, no fim, ter uma desilusão: "Encomendei uma blusa de inverno pela Shein. Na fotografia era mesmo aquilo que eu queria mas quando a recebi em casa, era tudo mentira: tanto o corte como a cor eram diferentes." Ricardo Lopes fez tudo para ter a certeza de que o que estava a comprar era real e, mesmo assim, acabou por não receber o que estava à espera: "Comprei uns ténis, pedi informações para saber se eram mesmo iguais aos da foto e garantiram-me que sim, por isso confiei. Quando chegaram eram totalmente o contrário daquilo que comprei, e falsos. Não tinham nada a ver com o modelo que mandei vir."

Mesmo para quem está habituado a fazer compras online e tem todos os cuidados possíveis, isto pode acontecer. O ideal é ter em mente que estamos a comprar artigos que vemos em fotografias e no corpo de modelos que, normalmente, nada têm a ver com o nosso. Por isso, se a encomenda chegar a casa e não for aquilo que está à espera, seja na cor, no formato ou no tecido, lembre-se que há uma solução mágica: a devolução.

No entanto, há um monte de outras questões importantes que não pode esquecer quando está a encomendar pela internet. Pela vasta experiência que tenho neste tipo de compras, sinto que posso dar alguns conselhos que sejam úteis a qualquer pessoa que se decida aventurar no online shopping:

1º Atenção às trocas: Normalmente em sites como o ebay ou aliexpress, em que há muitos vendedores, é possível pedir o reembolso do dinheiro, mesmo sem mandar o artigo de volta. Já noutras lojas, como é o caso da Shein e da Missguided, o dinheiro apenas é devolvido quando a encomenda chega ao destino e entra de volta no sistema (normalmente devolvem o dinheiro na mesma forma em que fez o pagamento ou, muitas vezes, apenas fica disponível como saldo na loja).

2º Cuidado com as taxas alfandegárias: Por lei, uma compra feita fora do Espaço Económico Europeu e acima dos valores estipulados (22 euros) está sujeita a taxas alfandegárias, e não há nada que se possa fazer em relação a isto. Portanto, tente não ultrapassar os valores estipulados se comprar fora do EEE (a não ser que esteja disposto a pagar esses custos adicionais);

3º Tenha atenção ao feedback: nas primeiras encomendas, o melhor é pedir o envio do produto à cobrança. Se essa não for uma forma de pagamento possível, há que ter em atenção o feedback dos seus consumidores. Além disso eles também podem informar se, na realidade, o artigo é como está na fotografia. Quantos mais reviews positivas tiver a página ou o vendedor, mais probabilidades tem de a encomenda ser bem-sucedida.

4º  Problemas com a transportadora: a Deco Proteste alerta aos consumidores para que apresentem sempre reclamação à loja onde o produto foi comprado, pois a responsabilidade da entrega do produto é sempre desta e nunca da transportadora.