Foi no início do ano que estalou o escândalo entre o Facebook e a Cambridge Analytica, a empresa que usou dados pessoais e privados que estavam na rede social para favorecer a campanha política de Donald Trump. Desde então que o Facebook tem tentado deixar claro tudo aquilo que sabe sobre os seus utilizadores — e sabe muito, talvez demasiado.
Depois de prometer mais e novos esforços para que situações destas nunca mais se voltassem a repetir, e de facilitar o acesso às ferramentas de segurança da plataforma, a empresa está agora empenhada em mostrar aos utilizadores o tempo que estes passam na rede social.
Quem o diz é Jane Manchun Wong, programadora e entusiasta das tecnologias, que descobriu uma nova funcionalidade ainda em fase de testes.
Foi através da sua conta oficial do Twitter que a programadora mostrou o que parece ser a nova ferramenta que mostra, em média, o tempo de permanência de cada utilizador na aplicação móvel. Além disso, a funcionalidade vai também permitir que os utilizadores estabeleçam um tempo limite para si próprios que, quando ultrapassado, avisa o utilizador através de uma notificação e impede-o de usar a aplicação.
Ainda que seja expetável que chegue brevemente a toda a gente que diariamente usa a rede social, a ferramenta foi descoberta no código da aplicação para Android.
A funcionalidade que teM como objetivo ajudar as pessoas a gerir o seu tempo pelas várias plataformas digitais que utilizam surge numa altura em que tanto a Apple como a Google introduziram, nos seus sistemas operativos, ferramentas semelhantes para dar esse tipo de informação aos consumidores.
Além disto, está também prevista a chegada de uma nova versão do Facebook Messenger para smartphones. Supostamente mais leve e clean — em que o foco essencial está na experiência de chat que conquistou os utilizadores desde que foi anunciado, em 2011.