A ideia de um botão que sirva para demonstrar desagrado ou desacordo face a qualquer conteúdo não é nova. Faz parte do ADN do Reddit, uma plataforma digital fundada em 2005 onde os utilizadores escolhem democraticamente os assuntos mais relevantes a constarem na página principal da plataforma. Mas só agora é que está a chegar ao Facebook.
A novidade já tinha sido anunciada em 2017 quando a empresa revelou que este novo botão estaria limitado apenas à aplicação de mensagens do Facebook, o Messenger. O objetivo seria o de avaliar positiva ou negativamente as mensagens dos nossos contactos consoante o conteúdo e o contexto da conversa.
Mas parece que os planos mudaram. É que são vários os utilizadores que recentemente reportaram ter acesso a um novo botão que se assemelha, e muito, ao botão de "downvote" (classificar negativamente) do Reddit.
Este novo botão só pode ser utilizado dentro dos comentários de uma publicação — o que quer dizer que ainda não vai ser possível votar negativamente aquelas publicações chatas dos nossos amigos que insistem em fazer do Facebook um diário pessoal.
Por baixo de cada comentário, o botão "Gosto" foi substituído por uma seta virada para cima e o "Não Gosto" encontra-se representado por uma seta para baixo.
No Reddit esta é uma das funcionalidades fundamentais já que permite, através do voto, que notícias falsas não apareçam na página inicial e não ganhem relevância ou tração. No Facebok, contudo, a história é outra. É que a rede social de Mark Zuckerberg vive da interação entre familiares, amigos e colegas e o simples facto de votar negativamente um comentário pode ter outro tipo de impacto daquele que se pretende.
Seja como for, e apesar de continuar em fase de testes, a chegada do botão "Não Gosto" está para breve e promete oferecer novas formas de interação aos utilizadores e identificar comentários nocivos para a comunidade registada na plataforma.
O novo botão "Não Gosto" junta-se assim aos Emojis de "Felicidade", "Tristeza" e "Ódio" que foram introduzidos em 2016 e que ainda hoje continuam a ser muito utilizados quando um simples "Gosto" não é suficiente para reagir a um comentário ou publicação.