Morreu esta quarta-feira, 26 de junho, Max Wright — o ator norte-americano, de 75 anos, que ficou conhecido por fazer de pai fixe do alien fofinho e adorável Alf em "Alf, Uma Coisa do Outro Mundo". A notícia foi avançada pelo site "TMZ" que diz que ainda não foi esclarecida a causa da morte. Sabe-se, no entanto, que o ator tinha sido diagnosticado com um linfoma em 1995.

A morte do ator surge depois de, em outubro de 2018, a imprensa internacional ter noticiado que a sitcom poderia regressar à televisão. Segundo escreveu o "The Hollywood Reporter" na altura, os estúdios da Warner Bros. estavam a trabalhar no regresso do projeto desde maio do ano passado.

No entanto, e segundo escreveu a "TV Line" em novembro do mesmo ano, parece que o reboot da série não chegou a avançar por não ter conseguido atrair o investimento necessário das produtoras.

A propósito da morte de Max Wright, a MAGG recorda curiosidades e factos engraçados sobre a sitcom que se manteve em emissão entre 1986 e 1990.

Quase todos os episódios tinham títulos de canções conhecidas

À exceção do episódio piloto ou o especial de natal, grande parte dos episódios da série tinham como título algumas das canções mais conhecidas do universo pop. Desde The Beatles ("When I'm Sixty-Four") a Duran Duran ("Hungry Like The Wof"), a variedade era enorme e pretendia captar os de algumas das bandas mais conhecidas.

Um episódio de 30 minutos podia levar um dia inteiro a gravar

Apesar de os episódios serem muito descontraídos, os processos de filmagens eram tudo menos fáceis já que grande parte das cenas eram filmadas com uma marioneta — manuseada sempre por duas pessoas, às vezes elevadas quase dois metros acima do palco.

Um artigo do "The Hollywood Reporter", escrito em 1990, afirmava que as gravações poderiam demorar até 12 horas, ideia que uma das atrizes principais, Anne Schedeen ("Simon & Simon"), contrariou numa entrevista à revista "People" em 2000.

"Um episódio de 30 minutos podia demorar entre 20 a 25 horas para gravar", o que poderá explicar o porquê de terem sido utilizadas gargalhadas falsas na série.

A história de amor e traições que levou a que as sitcoms passassem a ter risos falsos
A história de amor e traições que levou a que as sitcoms passassem a ter risos falsos
Ver artigo

Na primeira temporada houve um ator a vestir a pele de Alf — literalmente

Durou pouco tempo, mas na primeira temporada, sempre que era necessário mostrar Alf a andar de um lado para o outro, era usado um ator que vestia a roupa da personagem. O ator escolhido foi Michu Meszaros ("Olha Quem Fala"), que media menos de um metro.

Alguns elementos da série foram censurados

No episódio "Try to Remember", Alf cria um jacuzzi dentro da banheira de casa com uma simples batedeira. Apesar de a situação ser hilariante, houve um miúdo que tentou o mesmo em casa e quase morreu com o choque elétrico. A crítica acusou a série de não pensar no efeito que os episódios podiam ter nos jovens, e os produtores decidiram regravar a cena substituindo a batedeira elétrica por uma manual.

O sucesso junto do público mais jovem foi tal que, depois da primeira temporada, Alf deixou de beber cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica na série de televisão.

O final pendurado foi propositado

Quando o último episódio estreou, em 1990, o final ficou em aberto para obrigar a estação NBC a renovar a série por mais uma temporada. Infelizmente, não funcionou, e a produção foi cancelada sem se dar um final conclusivo e satisfatório aos fãs.

A série foi um sucesso na Alemanha, por causa da cidade Alf

O êxito na cidade alemã chamada Alf foi tal, que os fãs roubaram as placas de sinalização com o nome da cidade, obrigando a autarquia a encomendar outras de modo a tê-las sempre à mão para substituir as roubadas.

Alguma vez reparou em Alfs diferentes?

É que existiam duas marionetas exatamente iguais que serviam propósitos diferentes. Uma era usada em cenas que filmassem da cintura para cima, enquanto que a outra era usada para cenas em que a personagem tivesse de andar (com um ator lá dentro).

"Missão: Impossível - Fallout" bate records de bilheteira e promete ser o filme do verão
"Missão: Impossível - Fallout" bate records de bilheteira e promete ser o filme do verão
Ver artigo

Há uma explicação para o apetite exagerado do alien

Segundo os argumentistas da série, Alf tinha oito estômagos — o que fazia com que estivesse sempre com fome.

Alf nasceu a 28 de outubro de 1756

Assim que regressar à televisão, Alf poderá ter mais de 262 anos, já que nasceu a 28 de outubro de 1756.

Havia muita tensão nos bastidores da série

As dificuldades técnicas de uma série tão difícil de filmar como esta levaram a inúmeras discussões e problemas entre os atores que, a certa altura, se fartaram de estar constantemente a regravar cenas onde tinham de falar com uma marioneta.

Alf não é o nome real do alien

Alf é, na verdade, uma representação da frase Alien Life Form (Forma de Vida Alienígena). Mas o seu verdadeiro nome ainda hoje continua um mistério. Sabe-se, no entanto, que no planeta onde vivia, se chamava Gordon Shumway.

*Artigo atualizado a 27 de junho de 2019

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.