Depois de "Dancin' Days", onde protagonizaram uma dupla de irmãs (e rivais), Joana Santos e Soraia Chaves vão voltar a trabalhar juntas. Após mais de 12 anos, o par vai integrar o elenco da segunda temporada de "A Promessa", novidade que foi avançada na apresentação da nova grelha da SIC, esta quarta-feira, 4 de setembro, e cuja estreia deverá acontecer ainda antes do final do ano.
"É uma alegria, estou super feliz. É mesmo bom trabalhar com amigas e com atrizes que eu admiro profundamente", afirma Soraia Chaves, referindo-se não só a Joana Santos, como também a Joana Ribeiro, que interpreta Verónica Rocha, e a Victória Guerra, que encarna Laura Rocha. Também estas atrizes fizeram parte da mítica novela da SIC, uma adaptação portuguesa do sucesso brasileiro homónimo.
"Estou sempre a dizer que sou fã número um desta menina", declarou Soraia Chaves, olhando para Joana Santos e acrescentando que o reencontro trouxe um desafio inesperado no primeiro dia de gravações. "Confesso que tinha dificuldade em concentrar-me, porque parecia que tinha vontade de me rir. Não sei se era nervosismo", disse a artista.
Relembre as atrizes em "Dancin' Days"
Joana Santos admitiu partilhar não só o mesmo entusiasmo, como também a mesma dificuldade. "É verdade, porque como nos conhecemos tão bem, parece que há uma concentração que temos de ter realmente para me esquecer que não é a minha amiga Soraia", comentou, dizendo que esse sentimento foi ultrapassado rapidamente – e que não durou muito mais do que o primeiro dia de gravações.
Entretanto, a entrada destas duas novas personagens promete, já que, segundo foi divulgado no evento, vai abalar o enredo. Joana Santos interpreta Bianca, uma jovem com uma relação conturbada com a mãe, de quem se afastou. Soraia Chaves dá vida a Olga, uma terapeuta que chega à história com o objetivo de ter o seu próprio negócio – e de tratar de Miguel, interpretado por João Catarré.
"A Bianca tem muitos problemas com a mãe", diz, revelando que "não gostava de ver a mãe como empregada dos Fontes Morais". Além disso, admite que "é uma rapariga com uma certa dependência, emocional, uma adição". Contudo, é precisamente essa complexidade torna, aos seus olhos, o papel mais desafiante. "É um desafio gigante que tenho aqui em mãos. Tentei informar-me, fui a uma clínica. Comparando com a última [personagem], é completamente diferente", frisou.
Já Soraia Chaves, mantendo a discrição, diz que Olga vai ter um sócio de peso na clínica. "Vou pedir ao António Fontes Morais [José Wallenstein] para me ajudar a abrir uma clínica que seja focada só para neuroreabilitação", afirma, garantindo, então, que "o primeiro paciente será o Miguel" – e que este vai reagir muito bem à chegada da profissional à sua vida. Olga será uma personagem de grande impacto na família, sendo descrita pela atriz como alguém que "vai abalar" o clã e "surpreender o público".
Terceira temporada de "A Promessa" não está fora da equação
"A segunda temporada era algo que estava desenhado desde que nós estruturámos a história", explicou Daniel Oliveira, à margem da apresentação das novidades, mostrando que está a ser levado a cabo um planeamento minucioso em relação ao futuro da novela, de forma semelhante ao que aconteceu com outros sucessos da SIC, como "Golpe de Sorte" e "Nazaré".
O diretor geral de Entretenimento da estação confirmou que a nova fase da novela trará uma série de reviravoltas, marcadas pelo enriquecimento do elenco com, além de Soraia Chaves e Joana Santos, Pepe Rapazote. "Vai ter uma série de mudanças na história, nas quais estamos a trabalhar", afirmou, garantindo que o enredo continuará a surpreender e cativar os telespetadores.
A par disto, não se poupou os elogios à autora da novela, Inês Gomes, sublinhando a forma como esta tem conseguido dar mais profundidade à adaptação do sucesso turco. "Acho que isso está à vista nos resultados", apontou Daniel Oliveira, não descurando que o projeto pode não ficar só por aqui. "Pode haver uma terceira temporada", rematou.