Nos últimos anos, as fronteiras entre a televisão tradicional e as plataformas de streaming têm vindo a diminuir, e o que antes pareciam universos distintos hoje cruzam-se em parcerias cada vez mais ousadas. Exemplo disso, até agora, era a parceria entre a Prime Video e a TVI, que juntos lançaram várias séries portuguesas de enorme sucesso (uma delas o spin-off de "Morangos com Açúcar"), prometendo, assim, mudar a forma como o espectador consome a ficção nacional.

Há mais um canal generalista a fazer parceria com uma grande plataforma de streaming para lançar uma produção que promete sucesso. É neste contexto que surge "Vitória", a mais recente telenovela da SIC, que marca também a primeira entrada da Disney na distribuição de uma novela portuguesa. Um verdadeiro marco no audiovisual nacional, que reforça a relevância da ficção portuguesa e abre caminho a colaborações inéditas, uma vez que esta vai ser a primeira vez que vai ser disponibilizada toda uma novela nacional, e não só uma série.

Júlia Pinheiro está de volta ao horário nobre e vai apresentar novo reality show da SIC. Saiba tudo
Júlia Pinheiro está de volta ao horário nobre e vai apresentar novo reality show da SIC. Saiba tudo
Ver artigo

Aqui, a narrativa acompanha Vitória, interpretada por Cláudia Vieira, uma mulher que vê a sua vida a ser dominada pela sua família, e que por causa disso tem de abandonar o seu primeiro amor. No entanto, consegue encontrar novamente a paixão e uma família com um homem decente, conseguindo, finalmente, ser feliz. Mas é tudo passageiro: Vitória tem agora de enfrentar uma batalha desigual para recuperar os filhos depois da misteriosa morte do marido, acabando mesmo por ir para a prisão.

Entre segredos, lutas de poder e emoções à flor da pele, a personagem encontra-se em confronto direto com a influente família Mendonça, numa história de coragem, resiliência e amor materno. Após a sua saída da prisão, Vitória quer reconquistar tudo o que perdeu, contando, então, com a ajuda do seu primeiro amor, agora um advogado de sucesso. A inspiração vem da novela turca "Gülperi", mas o enredo foi adaptado à realidade portuguesa, prometendo uma identidade bem vincada.

E se a história já é cativante, o elenco é outro dos pontos fortes da produção. Ao lado de Cláudia Vieira, brilham nomes como Vanessa Giácomo, José Raposo, Luísa Cruz, Afonso Pimentel, Joana Santos, Luciana Abreu, Carolina Loureiro e Jorge Corrula, entre muitos outros rostos familiares para o público português.

Ao que tudo indica, "Vitória" deverá começar em setembro, para marcar a rentrée televisiva da SIC. Os episódios transmitidos diariamente na estação de Paço de Arcos poderão ser vistos antecipadamente nas plataformas de streaming Disney+ e OPTO, a plataforma da SIC, com lançamentos semanais exclusivos. Ou seja, ao domingo à tarde, cinco episódios vão ser lançados nas plataformas, enquanto que na SIC será lançado um por dia.

Segundo Daniel Oliveira, diretor-geral de entretenimento, esta parceria representa não só um reconhecimento da qualidade da ficção nacional, mas também um passo firme na internacionalização da produção portuguesa. "Estamos entusiasmados e empenhados na criação de valor com o Disney+", disse, em comunicado. Já Luís Fernambuco, diretor-geral da Disney em Portugal, sublinha o compromisso em "diversificar o catálogo do Disney+", incluindo histórias locais que cheguem ao coração de todos os espectadores.