É verdade que ligamos o nome de Cláudia Vieira à representação — ou não estivesse o seu rosto marcado nas nossas memórias de adolescente, como a mítica Ana Luísa da segunda temporada de "Morangos com Açúcar", exibida em 2004, na TVI —, mas desde a sua transferência para a SIC, em 2008, que a atriz combina este papel com o de apresentadora. Depois de desafios como "Ídolos", "Factor X" ou "O Noivo é que Sabe", entre outros, Cláudia Vieira está de regresso ao entretenimento com "Cantor ou Impostor?".

O formato, que faz parte da grelha de verão da estação de Paço de Arcos, é a nova aposta do canal para as noites de domingo, e arranca já no próximo dia 17 de julho. "É um formato que é um sucedâneo d''A Máscara', que segue a mesma lógica de adivinhar", salientou Daniel Oliveira na apresentação das novidades da SIC esta quinta-feira, 7 de julho. Neste novo programa, que acontece no ano em que a estação celebra o 30.º aniversário, não vão faltar rostos do canal, salienta o diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa.

SIC dá tudo no verão: há regressos esperados e uma grande aposta para as noites de domingo
SIC dá tudo no verão: há regressos esperados e uma grande aposta para as noites de domingo
Ver artigo

"Vamos ter um grande painel e convidados, uma grande festa todos os domingos", garante Daniel Oliveira. É que, para além de Cláudia Vieira, também há três nomes de peso, e um encontro muito esperado: do grupo de influenciadores, fazem parte Débora Monteiro, Rui Unas e João Manzarra, o cúmplice de Cláudia.

Ter Manzarra ao lado? "É sempre incrível", diz Cláudia Vieira

Se "Morangos com Açúcar" foi o pontapé de saída para a carreira de atriz de Cláudia Vieira, "Ídolos", já na SIC, foi o equivalente no que diz respeito à apresentação. E em 2009, a agora atriz e apresentadora de 44 anos agarrou o desafio ao lado de João Manzarra, criando uma cumplicidade que se mantém até aos dias de hoje.

Cláudia Vieira
Cláudia Vieira estreou-se como apresentadora na SIC, com "Ídolos" créditos: Rui Valido_João Catarino/Divulgação SIC

"Amei fazer este programa e é sempre incrível [ter João Manzarra ao lado]. É verdade que às vezes tive de pôr um travãozinho, mas não deixou de ser absolutamente maravilhoso", salientou Cláudia Vieira em declarações à imprensa a propósito de "Cantor ou Impostor?", na apresentação da grelha de verão da SIC.

E não poupou elogios ao também apresentador da estação de Paço de Arcos. "Claro que ter o Manzarra perto para mim é sempre uma mais valia gigante, porque me dou muito bem com ele. Também me dei muito bem com a Débora e com o Unas, mas com o João há uma cumplicidade evidente e óbvia. Soube-me mesmo muito bem fazer este programa, até porque tinha ali o meu cúmplice."

João Manzarra
Manzarra faz parte do painel de influenciadores. créditos: Rui Valido_João Catarino/Divulgação SIC

Cúmplice esse que, desta vez, assume um lugar bem diferente do que em "A Máscara", formato da SIC apresentado por Manzarra, cujas semelhanças com esta novidade são óbvias. "Foi muito engraçado vê-lo nesta posição de adivinhar quem são os concorrentes. Em 'A Máscara', o Manzarra estava em cima de um palco a ver o painel mandar bitaites lá de cima, e querer estar no lugar deles. Agora, está ele lá", recorda Cláudia Vieira.

Sobre a dinâmica do programa, que assenta em adivinhar se várias figuras mistério são cantores de verdade ou apenas impostores, a apresentadora relata que o processo teve uma evolução. "Foi muito engraçado perceber como é que eles [influenciadores] estavam a conseguir apanhar, de programa para programa, e cada vez mais, as manhas dos impostores e dos cantores. A tentarem detetar e argumentar, foi mesmo muito giro."

Além do bom humor inerente ao formato, a apresentadora também destaca a coragem dos participantes. "Surpreendeu-me muito a coragem de pessoas que não cantam nada e que não tiveram problema nenhum — e que não são propriamente pessoas que iam ganhar alguma coisa por estar ali. E de repente vê-las ali a brincar com as limitações, foi muito surpreendente. Acho cada vez mais que estarmos bem connosco próprios ajuda-nos a brincar com as nossas fragilidades."

Aposta para as noites de domingo da SIC chega a 17 de julho

"Cantor ou Impostor?" é um formato de entretenimento onde um grupo de cantores mistério, constituído por cantores ou impostores, terão de atuar de forma a que o concorrente VIP (que roda a todas as emissões) e os influenciadores — João Manzarra, Rui Unas e Débora Monteiro — estejam na dúvida se as figuras são de facto cantores ou só estão a disfarçar.

Cláudia Vieira está acompanhada de João Manzarra, Rui Unas e Débora Monteiro na nova aposta da SIC. créditos: Rui Valido_João Catarino/Divulgação SIC

O objetivo do programa é que o concorrente VIP chegue ao final do programa com um verdadeiro cantor, tentando para isso eliminar os cantores mistérios que julga ser impostores em todas as rondas (cinco, no total), com a ajuda do painel de influenciadores. Por cada impostor eliminado, o concorrente VIP acumula 1.000€ (dinheiro que, se ganhar o programa, será entregue a uma instituição de solidariedade).

Ainda antes do Dueto Final, o concorrente pode optar por ficar com o valor acumulado ou ir a jogo. Ganha e ainda dobra o valor que conseguiu até ao momento caso a figura mistério seja de facto cantor; perde tudo se encontrar um impostor neste duelo.

Cláudia Vieira apresenta a nova aposta da SIC para os domingos à noite, que irá competir com "Uma Canção Para Ti", da TVI.