Apesar dos alertas de Cifrão, jurado e criativo do "Dança com as Estrelas", o formato da TVI revela-se, mais do que uma competição da arte de bailar, um barómetro de popularidade. Este sábado, 20 de janeiro, tal voltou a ficar patente com a continuidade de Bernardo Sousa.

De Bruna Gomes e Bernardo Sousa a Demi Lovato e Jutes. 10 casais famosos que ficaram noivos em 2023
De Bruna Gomes e Bernardo Sousa a Demi Lovato e Jutes. 10 casais famosos que ficaram noivos em 2023
Ver artigo

O piloto de ralis, que namora com a influenciadora digital Bruna Gomes, foi o menos votado pelo painel de jurados constituído por Alexandra Lencastre, Alberto Rodrigues e Cifrão. Bernardo arrecadou apenas 22 pontos mas recebeu elogios pelas melhorias que tem demonstrado desde a primeira gala. "Houve uma evolução tão grande desde a primeira gala, em que praticamente não te mexias. Estás de parabéns", disse o bailarino Alberto Rodrigues. "O Bernardo tem algumas dificuldades. Adorava que soubesses dançar como conduzes mas infelizmente não é assim", disse Cifrão, elogiando o trabalho da bailarina Daniela Santos na evolução do piloto.

Nesta terceira gala do "Dança com as Estrelas", Miguel Cristovinho e Miguel Nunes conquistaram a pontuação máxima e, no fundo da tabela, ficaram Joana de Verona (25 pontos) e Bernardo Sousa (22 pontos). No entanto, a votação do público, depois somada com a votação do júri, ditou que só Liliana Santos e Tiago Carreira passassem à ronda de eliminação.

Antes de uma nova ronda de votação, Cifrão, que é também diretor criativo do formato, fez um alerta. "Espero sempre que as pessoas em casa votem de coração, que percebam que isto é um programa de dança. Eu percebo que as pessoas tenham concorrentes favoritos mas lembrem-se sempre que temos de privilegiar os melhores bailarinos, os melhores concorrentes que dançam", disse o diretor criativo do formato conduzido por Cristina Ferreira e Bruno Cabrerizo.  Após um frente a frente, e apurados os resultados do televoto, o modelo e ator conquistou 63% dos votos e a atriz apenas 37%, ficando fora da competição.

Nas redes sociais, as críticas choveram, sobretudo relativamente à permanência de Bernardo Sousa em detrimento da saída de Liliana Santos. "Quem ama a dança não pode ver estas votações com bons olhos . Não tenho nada contra o Bernardo mas sejamos sinceros, ainda que ele melhore de semana para semana não é o suficiente para estar neste programa. O que estão os jurados ali a fazer se o que prevalece é a vontade do público? Isto é gozar com o trabalho de quem percebe de dança, de quem avalia , de quem sabe o que está ali a fazer", lê-se no Instagram oficial do formato.

"Que saída injusta! Um par com potencial enorme sai, enquanto um pé de chumbo como o Bernardo continua em competição"; "A culpa não é do programa mas sim dos fãs fanáticos do Bernardo! Votem por mérito e não só porque sim!"; "Vergonha sair uns dos melhores pares e ficar quem não sabe dançar", são alguns dos comentários de indignação em relação a este resultado.

Mas há também que defenda a prestação do piloto. "Não aguentam com o fandom [designação que se dá ao coletivo de fãs de uma celebridade] brunardo [nome resultante da junção dos nomes Bruna e Bernardo] não o convidavam...mas quem vota afinal e dá audiências? Os fãs...se são do Bernardo o problema é nosso...quem gasta o dinheiro somos nós", escreve um fã. E há até quem critique a observação de Cifrão. "Muito feio o comentário do Cifrao. Não se menospreza um convidado. Muito pouco profissional. Se não querem que o público vote não deixem. Muito pouco profissional e deselegante", escreve outro internauta.

Continuam em competição Ana Guiomar, Bernardo Sousa, Tiago Carreira, Luísa Oliveira, Raquel Tillo, Miguel Cristovinho, Miguel Nunes, Nélson Évora e Joana de Verona.