A segunda gala do “Big Brother 2024” ficou marcada não só pelo primeiro concorrente expulso (e por um bate-boca de Cláudio Ramos com o público) como também pelo regresso da Curva da Vida dos concorrentes. No domingo, 31 de março, foi transmitida a da Daniela Ventura, e a jovem, que fez 24 anos na passada quinta-feira, 28, deu a conhecer alguns momentos da sua vida que sensibilizaram todos os presentes.

Nascida em Luanda, Angola, Daniela viveu no país africano até aos 16 anos com a mãe, os avós e o namorado da mãe, que tinha um filho. A jovem nunca conheceu o pai biológico, e garantiu que o avô foi quem desempenhou esse papel, mas confessou que doía “muito saber” que o seu pai não a “queria ter”. No entanto, o que Daniela guarda da sua infância é ressentimento pela avó, que não lhe contou que a mãe tinha morrido.

Nervosismo, bate-boca com o público e expulsão chocante. Assim foi a segunda gala do "BB2024"
Nervosismo, bate-boca com o público e expulsão chocante. Assim foi a segunda gala do "BB2024"
Ver artigo

Quando a jovem tinha 9 anos, Vanessa, a mãe de Daniela, ficou doente, acabando por morrer. A avó materna de Daniela não lhe contou na altura, e a jovem faltou ao funeral da própria mãe. “O que mais me custou foi que esconderam isso de mim, eu nem sequer fui ao funeral. Acho que até hoje tenho muitos ressentimentos pela minha avó, porque eu nunca tive essa oportunidade e roubaram isso de mim”, disse Daniela. 

A partir desse momento, a vida da jovem de 24 anos começou a ficar cada vez mais difícil. Daniela sofria bullying na escola por ser órfã, e ainda relembra esses dias com muita mágoa, mostrando-se visivelmente emocionada enquanto contava a sua história. Aos 16 anos a sua vida mudou, quando a família decidiu mudar-se para Portugal, pois Angola começou a tornar-se demasiado perigosa. Daniela veio com os avós, a irmã e o pai da irmã. No entanto, as dificuldades vieram com ela.

Daniela começou a ficar muito parecida com a mãe, e o pai da irmã começou a vê-la com outros olhos. A chorar, a jovem confessou que “era muito nova ainda”, e que “tinha muita vergonha” disse, não especificando o que aconteceu. “A partir daí fechei-me completamente”, e Daniela começou a beber. “Era raiva, rancor de me negarem”, confessou.

Aos 19 anos, uma amiga da jovem apresentou-lhe uma proposta que podia mudar a sua vida: mudar-se para Londres e casar-se com um brasileiro, em troca de uma boa quantia de dinheiro. Daniela aceitou, mas, passado uns meses, viu-se com apenas duas opções: ou voltava para Portugal (com apenas 80€ na conta) ou dividia um quarto com o rapaz. Ela escolheu a segunda opção, mas, novamente, nem tudo correu bem.

“Numa conversa mais íntima eu referi que era virgem e ele disse que ou eu fazia ou ia embora”, confessou. “Tanta coisa que já aconteceu na minha vida que tu consegues mentalizar, é mais uma coisa que vais superar. Chegou a ponto de eu não saber se me doía mais o corpo ou a alma”, continuou Daniela. “Senti-me suja”.

Ao contar o episódio à amiga que a convenceu a ir para Londres, esta não acreditou, mas emprestou-lhe na mesma dinheiro para Daniela voltar para Portugal. No entanto, antes de voltar, a jovem de agora 24 anos conheceu um rapaz, que fez com que, depois de regressar a terras portuguesas, voltasse a viajar para Londres para ficar com ele. Contudo, depois de começarem uma relação amorosa, o jovem revelou ser bastante agressivo, o que fez com que Daniela voltasse para Portugal. 

Um dia, já em casa dos avós, a jovem decidiu tentar terminar a própria vida, tomando comprimidos. Daniela confessou ter dado um beijo de despedida ao avô e ter-se fechado no quarto, tomando tudo o que existia em casa. Quando a avó chegou a casa, encontrou Daniela já quase inconsciente e levou-a para o hospital.

Foi nessa altura que Daniela Ventura pensou que tinha “de dar uma volta na vida”. “Comecei a pensar porque é que não acreditava em nada e queria ter um propósito”, disse. A jovem começou a ver muitos tiktoks sobre o islamismo e começou a interessar-se muito pela religião, fazendo com que, em 2022, se convertesse depois de voltar para Inglaterra. “Depois de ler o Quran [Alcorão] decidi que queria começar a praticar o islão”. Daniela, visivelmente feliz, garante que a sua vida começou ali. “Isto [apontando para tudo o que estava escrito antes] não era a minha vida”, disse. 

Além da Curva da Vida de Daniela Ventura, a segunda gala do “Big Brother” também ficou marcada pela expulsão de Nelson Ribeiro, o primeiro concorrente a abandonar o programa, com 26% dos votos. Os nomeados vão ser conhecidos na noite desta segunda-feira, 1 de abril, num Especial conduzido por Cláudio Ramos depois do "Jornal Nacional". Daniela Ventura e Sérgio Duarte já estão nomeados, e Daniel Pereira é o líder da semana.