Vasco Palmeirim venceu o Globo de Ouro na categoria Entretenimento, para a qual também estavam nomeados Manuel Luís Goucha, João Baião, Diana Chaves e Sara Matos. Depois de alguma expectativa em torno de quem poderia levar a estatueta dourada para casa, o galardão acabou por ir para o apresentador da RTP.
A XXVI Gala Globos de Ouro, que serviu também para celebrar o 30.º aniversário da SIC, contou com a presença dos homens fortes das estações rivais da SIC. José Fragoso, diretor de programas da RTP e José Eduardo Moniz, diretor geral da TVI, estiveram lado a lado com Daniel Oliveira, diretor geral de entretenimento da estação de Paço de Arcos, mostrando união num momento de celebração do arranque da televisão privada em Portugal.
No entanto, José Eduardo Moniz não deixou de referir que o seu favorito na categoria dedicada aos apresentadores de televisão era o veterano da TVI Manuel Luís Goucha. "Sem menosprezo para nenhum outro apresentador que estava nomeado, o Manuel Luís é indiscutivelmente o melhor. Mas os júris também erram", afirmou o diretor geral da estação de Queluz de Baixo.
Criado em 2019, o Globo de Ouro Personalidade na categoria Entretenimento reabriu a atribuição de prémios organizada pela SIC às personalidades televisivas. Em 2o19, o prémio foi arrecadado por Cristina Ferreira (quando esta estava na estação de Paço de Arcos) e, em 2021, foi a vez de João Baião, pela SIC, vencer. Contas feitas, ainda não há um Globo de Ouro em Queluz de Baixo.
E será que vai haver? "Isso tem de perguntar à SIC, não a mim. Eu não estou nas lógicas de decisão da SIC para poder responder a essa pergunta. Quer nas nomeações, quer nas atribuições, a lógica da SIC não é a minha. Não vou comentar isso", respondeu José Eduardo Moniz.
À exceção do Prémio Revelação, votado pelo público, os Globos de Ouro são escolhidos pela Academia dos Notáveis dos Globos de Ouro, grupo composto por 40 personalidades das áreas premiadas (Cinema, Teatro, Moda , Entretenimento, Humor, Ficção e Música).
Nomeado pelo terceiro ano consecutivo, Vasco Palmeirim arrecadou o Globo de Ouro de Personalidade do Ano na Categoria Entretenimento. "Não estava nada à espera. Achava que era o Goucha. Eu e o Manuel estávamos a dizer 'tu é que vais ganhar', 'não, tu é que vais ganhar'! Estávamos num bate boca muito bom e, se ele ganhasse, ficava contente. E disse-lhe 'se tu ganhares, estarei de pé a aplaudir-te'", confessou o apresentador do concurso "Porquinho Mealheiro" e do talent show "The Voice Portugal", após ter sido agraciado com o galardão.