Das mais clássicas e que toda a gente já viu (e que nunca se chateia de ver outra vez) às novidades que chegaram nos últimos tempos, as comédias românticas são um género de filme perfeito para as tardes de domingo.
Passámos em revista as principais plataformas de streaming e reunimos 11 filmes capazes de lhe aquecer o coração. Espreite as sugestões.
"Notting Hill" (Netflix)
O filme que se estreou em 1999, continua a ser um dos grandes clássicos no que a comédias românticas diz respeito. Protagonizado por Julia Roberts (que conquistou o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz em comédia/musical, no papel de Anna Scott) e Hugh Grant (que venceu o Globo de Ouro de melhor ator em comédia/musical, como William Thacker), "Nothing Hill" venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Cómico ou Musical.
A produção mostra um encontro furtuito entre William Thacker, um livreiro sem grande sucesso, e Anna Scott, um ícone do mundo de Hollywood. Será que daqui vai nascer um romance improvável?
"10 Coisas Que Odeio Em Ti" (Disney +)
Também de 1999, este foi um dos primeiros trabalhos de nomes bastante conhecidos para os apreciadores de cinema – Heath Ledger, Julia Stiles, Larisa Oleynik, David Krumholtz e Gabrielle Union. O filme inspirado na peça de teatro “O Amansar da Fera”, de William Shakespeare, foi ainda a estreia de Gil Junger como diretor de cinema. Até ao momento, o produtor só tinha dirigido produções para televisão.
No primeiro dia de aulas no novo colégio, Cameron perde-se de amores por Bianca, a rapariga dos seus sonhos. O único problema é que Bianca está proibida de sair... se a sua temperamental irmã Kat não a acompanhar. Numa tentativa de resolver o seu problema, Cameron desafia para uma saída o único rapaz que possivelmente poderá “emparelhar” com Kat: um misterioso rufia com péssima reputação.
"O Pai da Noiva" (HBO Max)
Teve a sua estreia no ano passado, em 2022, e é um remake do filme homónimo de 1991, produzido por Charles Shyer.
Nesta nova versão, encontramos Andy García, Emily Estefan e a mãe Emily Estefan, Adria Arjona e Laura Harring a interpretar algumas das personagens. Brad Pitt é um dos produtores executivos, juntamente com o ator Andy García, Ted Gidlow e Jesse Ehrman.
Casados há muito tempo, Billy e Ingrid são surpreendidos quando a sua filha mais velha, Sofia, vai a Miami para os visitar. Mas as surpresas continuam quando ela anuncia um novo namorado, Adan, e os seus planos de uma nova vida juntos no México.
"Loucuras em Las Vegas" (Amazon Prime Video e Disney +)
O filme norte-americano, lançado em 2008, conta com a dupla Cameron Diaz e Ashton Kutcher como protagonistas. Desempenham os papéis de Joy e Jack, respetivamente, e foram nomeados para o Golden Raspberry Awards, um prémio humorístico que tem como objetivo premiar os piores atores de cinema. Cameron Diaz foi nomeada para Pior Atriz e enquanto casal, valeu-lhes a nomeação para Pior Casal Na Tela. Curiosamente, foi Paris Hilton que conquistou os dois prémios.
Depois de acordarem em Las Vegas, Jack e Joy, descobrem que casaram. Pretendem anular o casamento, mas há uma divertida reviravolta quando Jack ganha, no casino, um jackpot de três milhões de dólares, ao usar os últimos vinte e cinco cêntimos de Joy.
"A Banca dos Beijos" (Netflix)
O filme, estreado em 2018, conta com Joey King, Jacob Elordi e Joel Courtney nos papéis principais. Vince Marcello foi o responsável para escrever esta adaptação cinematográfica do romance young adult “The Kissing Booth”, publicado originalmente no Wattpad, pela autora adolescente Beth Reekles.
Elle Evans e Lee Flynn têm sido melhores amigos a vida toda. No entanto, Elle encontra o seu primeiro amor, o irmão mais velho de Lee, Noah Flynn, e um romance desperta entre os dois.
Deixamos o aviso: o filme já tem continuação. Se pretende fazer uma maratona de filmes no fim de semana, fique a saber que no catálogo da Netflix também estão disponíveis “A Banca dos Beijos 2” e “A Banca dos Beijos 3”.
"Não Há Duas Sem Três" (Disney +)
A comédia romântica foi lançada no ano de 2014, e conta com Cameron Diaz (no papel de Carly), Leslie Mann (como Kate), Kate Upton (no papel de Amber) e Nikolaj Coster-Waldau (a representar Mark).
Carly descobre que o seu novo namorado Mark é uma fraude e o pior acontece quando ela, acidentalmente, conhece a sua mulher, Kate. Uma amizade improvável surge quando descobrem que Mark está a enganar ambas com uma outra mulher, Amber. Estas três mulheres juntam forças para delinear um invulgar plano de vingança.
"A Todos os Rapazes que Amei" (Netflix)
Dirigido por Susan Johnson e baseado no romance “To All the Boys I've Loved Before”, de Jenny Han, este filme chegou à Netflix em agosto de 2018. Lana Condor, Noah Centineo, Janel Parrish e Anna Cathcart são alguns dos atores presentes no ecrã.
A vida amorosa de Lara Jean Song Covey era apenas imaginária, mas fica fora de controlo quando as cartas de amor que escreveu para todos os rapazes que amou, cinco ao todo, são misteriosamente enviadas.
Este é um daqueles filmes que o vai deixar sentado no sofá a tarde toda. Com as sequelas “A Todos os Rapazes: P.S. Ainda Te Amo” e “A Todos os Rapazes: Agora e Para Sempre”, também presentes na Netflix, vai acompanhar Lara Jean durante todo o ensino secundário.
"Asiáticos Doidos e Ricos" (Amazon Prime Video)
Também do ano de 2018, esta foi das primeiras produções de um grande estúdio de Hollywood a apresentar um elenco maioritariamente composto por asiático-americanos. Do elenco fazem parte Constance Wu, Henry Golding, Michelle Yeoh e Gemma Chan. Apesar do sucesso de bilheteira que foi noutros países, o filme não chegou a marcar presença nas salas de cinema portuguesas.
Quando Nick convida Rachel para ir ao casamento do melhor amigo, em Singapura, ele esquece-se de avisar a namorada que, como herdeiro de uma fortuna, ele é um dos homens mais cobiçados do local, colocando Rachel na mira de outras possíveis candidatas e da mãe de Nick, que desaprova o namoro.
"O Diário de Bridget Jones" (Netflix)
Depois do livro, publicado em 1996, em 2001 foi a vez da sua adaptação chegar às salas de cinema. Chegou a ter uma nomeação para os Globos de Ouro, na categoria de Melhor Comédia ou Musical, mas não venceu. Renée Zellweger (no papel de Bridget Jones) foi também indicada para a categoria de melhor atriz nos Globos de Ouro e nos Óscares, mas também não conseguiu conquistar nenhum dos prémios. Gemma Jones, Jim Broadbent, Colin Firth e Hugh Grant são alguns dos nomes presentes no elenco do filme.
A solteira Bridget, de 32 anos, decide que está na hora de controlar o seu próprio destino e começa a escrever um diário. Aventureira e com opinião formada sobre todos os assuntos vê-se dividida entre dois homens: um que é muito bom para ser verdade, e o outro, que é todo errado, mas que talvez seja o mais certo para ela.
Pode ainda ver as sequelas “O Novo Diário de Bridget Jones” e “O Bebé de Bridget Jones”, disponíveis na Netflix.
"Hitch – A Cura Para o Homem Comum" (HBO Max)
A produção que conta com Will Smith no papel principal foi lançada em 2005. O elenco é composto por Eva Mendes (Sara), Kevin James (Albert), Amber Valletta (Allegra), Adam Arkin (Max) e Julie Ann Emery (Casey).
Alex “Hitch” Hitchens é um “médico dos encontros amorosos” lendário e deliberadamente anónimo, em Nova Iorque. Enquanto orienta Albert, um contabilista frágil, Hitch conhece o seu par perfeito na deslumbrante e inteligente Sara Melas.
"Na Tua Casa ou Na Minha?" (Netflix)
O mais recente desta lista. Esta comédia romântica estreou-se já este ano. O filme marca também a primeira vez de Aline Brosh McKenna como diretora. Reese Witherspoon é uma das editoras e também a atriz principal. Reese teve oportunidade de contracenar com Ashton Kutcher (que interpreta Peter), Jesse Williams (Theo Martin) e Steve Zahn (Zen).
No ecrã é mostrada a história de Debbie e Peter, dois melhores amigos de infância totalmente diferentes e que vivem em lados opostos: um em Nova York e o outro em Los Angeles. Eles decidem trocar de casas por uma semana: ela, para seguir um sonho, e ele para cuidar do filho dela enquanto ela estiver fora. Assim, têm um vislumbre das vidas um do outro, o que pode abrir a porta ao amor.