Domingo, 29 de setembro, foi dia de mais uma edição anual dos Globos de Ouro. Numa cerimónia levada ao público pela SIC, e cujo objetivo é premiar o talento português nas mais diversas áreas, passando pelo cinema, teatro, moda, música, e muitos outros, esta é considerada uma das galas mais mediáticas do País, onde todas as celebridades se juntam para uma noite de festa e celebração daquilo que é nacional. A 28.º edição, claro, não foi exceção, e a festa fez-se em todos os sentidos.
Com a cerimónia a ser apresentada novamente pela jornalista e pivô Clara de Sousa, uma presença assídua na condução dos Globos de Ouro, e um dos maiores prémios da noite (que é o único onde o público pode escolher o vencedor), o prémio Revelação do Ano, a ser entregue a Cândido Costa, houve espaço para muita seriedade, homenagens, dedicatórias e, claro, muito humor.
Que o diga o grupo d'As Três da Manhã, que foram as escolhidas para conduzir os momentos de comédia desta cerimónia, e que não perderam uma única oportunidade para trazerem à baila os assuntos mais polémicos e atuais dos famosos portugueses.
Ana Galvão, Joana Marques e Inês Lopes Gonçalves apareceram logo no início da gala, depois de os prémios na categoria de Cinema terem sido entregues. Depois de terem sido anunciadas como as próximas pessoas a apresentar um dos prémios da noite, as três locutoras do programa da manhã da Renascença revelaram que não estavam lá para entregar nada mais do que vergonha alheia e muita animação durante o resto da noite, e começaram logo a atacar as mais diversas celebridades, exatamente como fazem no seu programa matinal.
Começando com Cristina Ferreira e a sua primeira e única presença nos Globos de Ouro, em 2019, e indo até à herança de Francisco Pedro Balsemão, filho do antigo CEO do Grupo Impresa Francisco Pinto Balsemão, passando ainda por Inês Aires Pereira, Manuel Luís Goucha, Nuno Markl e muitos outros, ninguém conseguiu escapar às garras de Ana Galvão, Joana Marques e Inês Lopes Gonçalves, que até decidiram fazer o seu segmento "Desculpa, mas vais ter de perguntar" de surpresa e em direto.
Um dos momentos altos da noite, inclusive, foi quando as três falaram sobre Sérgio Rossi e a indústria da música, onde Joana Marques disse que não iria falar sobre esse tópico para não voltar a ser processada, depois de os Anjos, efetivamente, a terem processado. Outro momento também icónico foi quando Ana Galvão falou sobre o ex-marido, Nuno Markl, depois de ter perguntado ao público como é que o locutor e apresentador tinha deixado passar "um pedaço de mau caminho" como aquele.
Conheça as 10 piadas mais icónicas d'As Três da Manhã nos Globos de Ouro
- Joana Marques no início da gala: “É sempre igual, o espectador lá em casa nem sabe se está a ver isto em direto ou se é uma repetição do ano passado que puseram porque é sempre a mesma coisa: os mesmos nomeados, os mesmos convidados, outras vez a Clara de Sousa a apresentar, é uma ganda seca”
- Joana Marques sobre Cristina Ferreira: “Vamos fazer com que a nossa presença nos Globos seja como a da Cristina Ferreira: a primeira e a última”
- Joana Marques sobre Inês Aires Pereira: “Até achei estranho nesse lote [categoria de Personalidade do Ano] não estar a Inês Aires Pereira. A Inês está por aí? Claro que está, ela está em todo o lado. A Inês é tipo herpes, mais tarde ou mais cedo, todos vamos apanhar”
- Ana Galvão sobre Nuno Markl, o ex-marido, e o anúncio do locutor de rádio com Inês Aires Pereira: “O colega da Inês no anúncio [da Multiopticas], o Nuno Markl, toda a gente sabe que usa óculos, mas com certeza que estão mal graduados. Então deixou escapar um pedaço de mau caminho como este?”
- Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques sobre as polémicas com João Moura Caetano: “Eu sinto que falhámos enquanto País quando a namoradinha de Portugal não tem namorado. Haja alguém que apresente à Catarina Furtado o João Moura Caetano. Há pessoas que não recomendam, mas pronto não interessa"
- Inês Lopes Gonçalves sobre a novela turca "Querida Filha", em exibição na SIC: “Isto é a SIC a tentar usar a estratégia do Benfica, que é arranjar reforços turcos para ver se chega ao primeiro lugar”
- Joana Marques sobre a indústria da música e o acidente de Sérgio Rossi em palco: “Não olhem para mim eu não tenho nada a dizer. Piadas com cantores eu não faço que estou mal de dinheiro e não quero arriscar”
- Inês Lopes Gonçalves sobre Júlia Pinheiro e o seu programa "Júlia": “Por favor, nunca vos pedi nada, era criarem o Globo Santa Paciência e darem-no a esta senhora”
- Inês Lopes Gonçalves e Manuel Luís Goucha no segmento "Desculpa, mas vais ter de perguntar": “Manuel, o teu contrato com a TVI termina em breve, mas até lá vais ter um programa de seis horas ao domingo. Tu achas que eles querem garantir que só vens para a SIC em câmara ardente? Talvez seja um processo de me matar, eu sou basílico, basílica da estrela, três dias de cerimonias fúnebres com uma câmara dentro do caixão, talvez”
- Joana Marques e Francisco Pedro Balsemão no segmento "Desculpa, mas vais ter de perguntar": “Francisco Pedro, os betos têm muito esta coisa de herdar negócios de família. Sabendo o que sabe hoje, preferia que os seus pais, em vez do grupo Impresa, tivessem tido um pronto a comer daqueles amorosos que faz uma ótimas quiches? Joana, eu adoro quiches, mas gosto muito mais de estar aqui à frente da Impresa que é uma casa de liberdade onde se pode dizer o que quer”
- Inês Lopes Gonçalves e Ljubomir Stanisic no segmento "Desculpa, mas vais ter de perguntar": "Ljubomir, vais fazer uma nova temporada de 'Hell's Kitchen Famosos". Tu não tens medo de ficar como o Olivier, que passa mais tempo com influencers do que a cozinhar? Tenho”