Depois dos nervos e da explosão de alegria de terça-feira, 9 de maio, a tranquilidade desta segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção. Com Portugal já apurado para a final de 13 de maio, os entusiastas do certame assistiram de camarote às atuações de 16 países, que competiam pelos restantes 10 lugares livres. Albânia, Chipre, Estónia, Bélgica, Áustria, Lituânia, Polónia, Austrália, Arménia e Eslovénia conquistaram o coração dos votantes, e juntam-se aos restantes 16 finalistas.
Da primeira semifinal, apuraram-se Noruega, Sérvia, Portugal, Croácia, Suíça, Israel, Moldávia, Suécia, República Checa e Finlândia. Automaticamente apurados estão os chamados Big Five (os maiores contribuidores financeiros da União Europeia de Radiodifusão), constituídos pelo Reino Unido, França, Espanha, Itália e Alemanha. A fechar o grupo, o país vencedor da edição de 2022, a Ucrânia.
Portugal, representado por Mimicat com a canção "Ai Coração", atua na primeira metade da emissão do próximo sábado, que acontece em direto de Liverpool a partir das 20 horas. Tem transmissão em direto na RTP1, RTP Play e também no canal de Youtube da Eurovisão.
A final do Festival Eurovisão da Canção vai contar com três apresentadores britânicos (o apresentador Graham Norton, a atriz Hannah Waddingham e a cantora Alesha Dixon) e uma apresentadora ucraniana, a cantora Julia Sanina.