Depois de um interregno de mais de um ano, o histórico programa da RTP1 está de volta e com um novo apresentador. Gilmário Vemba assume a condução da 20.ª temporada do "5 Para a Meia Noite", que tem data de estreia a 12 de outubro.

"Nunca me tinha passado pela cabeça apresentar o '5 Para a Meia Noite', mas já que fui convidado e empurrado para aqui... E eu também me empurrei um bocadinho. Estou naquela fase de aceitar novos desafios", disse o humorista na apresentação da nova grelha de programação da estação pública de televisão, que aconteceu esta quarta-feira, 13 de setembro, no Capitólio.

Inês Lopes Gonçalves deixa o "5 Para a Meia Noite". Programa vai ter novo apresentador
Inês Lopes Gonçalves deixa o "5 Para a Meia Noite". Programa vai ter novo apresentador
Ver artigo

O angolano de 38 anos é atualmente um dos mais populares humoristas em Portugal, estando presente de forma regular quer na televisão, quer na rádio. Integra, desde abril de 2022, a equipa das "Manhãs da Comercial", onde faz a rubrica "Responder à Letra", que está atualmente numa pausa. Fez parte do elenco fixo das duas primeiras temporadas de "Taskmaster Portugal", exibidas em 2022 e 2023.

O regresso do "5 Para a Meia Noite" acontece um ano e meio depois do final da 19.ª temporada, em março de 2022. Miguel Rocha foi o último apresentador do talk show, tendo sucedido a Inês Lopes Gonçalves, que deixou o formato em dezembro de 2021.

Formato de culto da estação pública de televisão, o "5 Para a Meia-Noite" estreou-se em 2009 na RTP2. Era diário e contava com um apresentador diferente em cada dia da semana. Filomena Cautela (que regressaria ao formato em 2015), Fernando Alvim, Nilton, Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges constituíam o elenco original, que teve várias mudanças ao longo dos anos.

Em 2012, o programa passa da RTP2 para a RTP1 e, em 2016, após um período de incerteza e rumores de cancelamento, passa de diário a semanal, com apresentação de Filomena Cautela, coadjuvada por Inês Lopes Gonçalves.