Coincidências. Em 2009, estreava-se o "5 Para a Meia-Noite" e, nesse mesmo ano, um humorista angolano chamado Gilmário Vemba (na altura elemento do grupo humorístico Tuneza) atuava pela primeira vez em Portugal. 14 anos mais tarde, Vemba prepara-se para se sentar à secretária do talk show da RTP1, que regressa à antena após um hiato de um ano e meio.
O humorista de 38 anos afirmou aos jornalistas, no evento de apresentação das novidades de programação da RTP, esta quarta-feira, 13 de setembro, que nunca tinha pensado apresentar o formato. "Mas estou naquela fase de experimentar novas coisas, e porque não o '5 Para a Meia-Noite', que tem uma história muito grande na comédia em Portugal? Já passaram muitos comediantes por lá, agora é a minha vez de assumir as rédeas. Vamos ver até onde consigo chegar".
O apresentador da 20ª temporada do talk show diz que ainda não pensou em convidados, mas afirma que gostaria de ter o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (que nunca se sentou no sofá do "5"). "Há uns cinco anos, no aniversário do então presidente da República angolano, o Marcelo olhou para mim e foi espantoso. Ele reconheceu-me. Disse 'é pá, Gilmário!". O presidente de Portugal sabe o meu nome! Até hoje guardo essa memória e gostava muito de poder entrevistar o ti Celito, que é assim que ele é conhecido em Angola. Ele é conhecido, ovacionado, acho que ele é mais querido do que o nosso próprio presidente (risos)", diz.
Com espectáculo marcado para a Altice Arena a 1 de dezembro, o humorista afirma que quer conciliar as atuações ao vivo, a rádio (a rubrica das "Manhãs da Comercial", "Responder à Letra", está neste momento numa pausa) com a televisão. "Tenho focado a minha energia porque é uma responsabilidade muito grande pegar no '5 Para a Meia Noite'. Quero que isto corra bem porque sei que a RTP está a arriscar muito. Vai haver muita expectativa também por parte do público português e não quero defraudar ninguém", admite.
Trevor Noah é inspiração para o Gilmário Vemba
Gilmário Vemba é o primeiro homem negro a apresentar a solo um programa de entretenimento num canal generalista português. O "5 Para a Meia-Noite" marca também a estreia do humorista como apresentador, algo que Vemba sempre ambicionou fazer. "Estava a contar fazer isto em Angola mas vou fazer em Portugal", conta.
Questionado sobre as sua referências no universo dos talk shows, Gilmário refere sem hesitar Trevor Noah, o humorista sul-africano que, em 2015, substituiu Jon Stewart à frente do formato norte-americano "The Daily Show". "Ele é um africano que vai para os Estados Unidos, país onde o olhar que se tem de África é redutor e, de repente, ele aparece naquele programa. Ele é um génio naquilo que faz, tenho-o como referência por causa desse trajeto, ter saído do Soweto para as grandes telas dos Estados Unidos", afirma o humorista.
Gilmário Vemba diz que não vai fugir à política e a outros temas da atualidade, mas afirma que quer fazer um programa "suficientemente leve". "Um programa que não tenha controvérsias mas que o pessoal perceba que nós estamos ali para tocar em certos pontos sem forçar a nossa opinião. Queremos que toda a gente que está a ver o '5' se divirta, até as pessoas de quem vamos falar ou brincar". O humorista revela ainda que, à semelhança das temporadas anteriores, haverá público e banda em estúdio.
A 20ª temporada do "5 Para a Meia-Noite" estreia-se a 12 de outubro e os primeiros programas serão gravados.