Se não ainda não viu a série “Gossip Girl” até ao fim ou tem intenções de a ver daqui em diante fazemos já um disclaimer: feche o artigo imediatamente, guarde-o numa pasta e venha consultá-lo depois de ver a série que transformou a maneira como vemos os adolescentes privilegiados de Nova Iorque. Este é um artigo que vai ter muitos spoilers, portanto se quiser continuar, faço-o pela sua própria conta e risco.
Já se passaram quase oito anos desde a altura em que o mundo ficou a saber que a pessoa por detrás do site de fofocas “Gossip Girl” era nada mais nada menos do que ‘Lonely Boy’, alcunha dada a Dan Humphrey. Ao longo das seis temporadas fomos acompanhado o crescimento das personagens, tentámos adivinhar quem estaria por detrás do site (digam lá se não pensaram em algum momento que podia ser a Dorota?) e fomos vibrando com cada vitória da nossa personagem preferida.
É provável que ao longo destes oito anos tenha visto a série mais do que uma vez e se tenha apercebido de detalhes que numa primeira visualização não conseguiu. Os pormenores já quase não lhe escapam e até já sabe algumas frases de cor. Sim, deste lado acontece o mesmo. O que provavelmente pode não saber é que a série é inspirada num livro e que muitas das relações e acontecimentos que vimos no ecrã não se desenrolaram no papel. Espantado? Nós também.
Eric, o irmão mais novo de Serena, um jovem calmo e ponderado é na verdade mais velho nos livros. E, ao contrário da série, não é homossexual. A relação tórrida e romântica entre Blair e Chuck também não acontece nos livros. Não sabemos como é possível, mas é verdade. A MAGG revela-lhe 16 diferenças entre a série e os livros.
1. Começamos exatamente pela relação de Blair e Chuck que nunca aconteceu nos livros. Aliás, Chuck nem sequer era uma personagem de grande relevo na trama original. O filho do milionário Bart Bass era uma personagem pequena que era aturado pelos amigos. Outra novidade que tem que ver com Chuck: ele e Nate também não eram os melhores amigos, como acontece na série.
2. No livro, o triângulo amoroso entre Serena-Blair-Nate é muito mais intenso. Originalmente as duas amigas perdem a virgindade com o jovem. Na série, Blair faz sexo pela primeira vez com Chuck, numa limusine, e Serena já o tinha feito com outro rapaz que não aparece na série.
3. Eleanor e Cyrus têm um filho no livro, na série isso não acontece. No original o casal tem uma menina chamada Yael e Blair também tem meios-irmãos adotados do lado do pai. Na série a jovem é filha única e é a luz dos olhos do pai.
4. Também Eric é diferente nos livros e na série. Originalmente a personagem é mais velha do que Serena e não é homossexual. Na série é irmão mais novo e tem uma longa relação com Jonathan.
5. Na série a vida amorosa de Dan dá grandes reviravoltas. Ora está com Serena, ora com Vanessa, ora com Blair, Georgina ou até Olivia Burke. No livro a sua orientação sexual não é explícita mas o filho de Rufus Humphrey chega a namorar com um colega.
6. Ainda no tópico de relações de Dan, aquela mais importante foi a história com Serena. Nos livros, a relação não é tão significativa como a série dá a entender.
7. Uma das primeiras cenas em que vemos Nate, a personagem está com Chuck Bass a fumar o que se supõe que seja marijuana. Isso acontece nos primeiros episódios e a relação com a droga não é vista na série. Nos livros, Nate tem uma adição tão grande que foi preciso dar entrada numa clínica de reabilitação.
8. Quem nunca sonhou em ter a relação romântica de Lily e Rufus? Os dois namoraram algum tempo quando eram jovens, tiveram um filho e separaram-se. Ao fim de uns anos, e depois de muitos obstáculos à mistura voltam a ficar juntos. Isto acontece na série, mas no livro os dois nunca tiveram uma relação.
9. Vanessa Abrams é a melhor amiga de Dan e tem um estilo eclético. Nos livros a personagem tem o cabelo rapado e o seu estilo é caracterizado como punk e gótico.
10. Na série Jenny idolatra Blair, que a põe a fazer trabalhos humilhantes. No livro, o ídolo de Jenny é mesmo Serena.
11. Nos livros Blair e Eric têm uma relação fugaz. Na série, seria impensável.
12. Apesar de não ter sido uma relação importante, Nate e Vanessa chegam a namorar. Nos livros isto nunca aconteceu.
13. No entanto, Nate chegou a namorar com uma personagem que seria impensável na série. Nada mais, nada mesmo do que Georgina Sparks.
14. Nas últimas temporadas, Chuck arranja um cão e dá-lhe o nome Monkey. Nos livros, arranja um macaco e chama-lhe Sweetie.
15. Nos livros Vanessa e Blair partilham o mesmo quarto, o que significa que eram amigas. Mais um cenário impossível de acontecer na série.
16. Já sabemos que Dan é a mente por detrás do site de fofocas. A sua identidade é revelada no último episódio, onde a personagem explica os motivos por detrás desta situação. Nos livros, a pessoa por detrás do site “Gossip Girl” nunca é revelada.