Manuel Luís Goucha voltou a demonstrar a sua generosidade, ao doar 5000€ aos pais de uma criança com uma doença raríssima. Tudo aconteceu este domingo, 1 de dezembro, durante a emissão do programa da TVI "Funtástico".
O apresentou conversava com Ricardo e Daniela, pais de Maria Flor, de 3 anos, que foi diagnosticada aos 6 meses com aciduria D-2 hidroxiglutárica. "A doença é genética, não tem cura e interfere com tudo o que é muscular, visão e audição", explicava Ricardo.
O pai da criança disse que as despesas mensais "são muito grandes por causa das terapias" e que recorrem às redes sociais para angariar fundos, tendo já planeado um jantar solidário em dezembro, além de várias iniciativas para custear as despesas. "Precisamos da maca do banho e do standing, que é o que mantém a Maria de pé", explica ainda Ricardo. Manuel Luís Goucha questiona sobre o custo destes equipamentos, ao que o pai da criança respondeu "5000€". De imediato, Manuel Luís Goucha respondeu "eu dou", o que fez com que o público e os jurados do programa irrompessem a bater palmas, visivelmente emocionados.
Sem perder a compostura, o apresentador de 69 anos pede apenas aos pais para lhe indicarem o contato para que, depois, possa fazer a transferência bancária. Visivelmente emocionado, o pai de Maria Flor pede a Manuel Luís Goucha um abraço. "Aconteceu Natal", finalizou o apresentador da TVI.
Veja o momento
A aciduria D-2 hidroxiglutárica "é caracterizada por manifestações metabólicas, neurológicas e de dismorfias variáveis", de acordo com o site Orphanet. Existem apenas 300 casos diagnosticados em todo o mundo. Pode seguir as páginas de Instagram e Facebook de Maria Flor, onde pode encontrar formas de ajuda.