No passado sábado, 10 de agosto, morreu a mãe de Manuel Luís Goucha. Sem qualquer pronunciamento público até então, o apresentador português utilizou os primeiros minutos da gala reality show da TVI, “Dilema”, no domingo, 11 de agosto, para homenagear Maria de Lourdes Sousa. “Várias vezes, a minha mãe e eu falámos da eventualidade de acontecer este dia. A minha mãe partiu. E eu tenho um programa para apresentar. Por isso, se me permitem, hoje é por ela".
Ao longo da sexta gala do programa, foram apresentadas várias imagens que trouxeram para a discussão comportamentos alegadamente racistas, machistas e homofóbicos protagonizados por David Diamond. Beatriz Prates, Igor Marchesi e Marie foram os que mais se pronunciaram contra o concorrente. “O meu problema com ele é o machismo (...) Ele anula qualquer fala feminina", explicou Igor.
Mafalda Diamond, filha de David, quando questionada por Goucha, negou que o pai seja racista e homofóbico, mas aproveitou para esclarecer que considera, muitas vezes, que o mesmo tece comentários desnecessários. Rosa Bela, a concorrente visada por um dos comentários de David, admitiu que se sentiu desconfortável quando por ele foi chamada de “pitéu”.
Depois de segmentos como de “verdade ou mentira”, um momento que também marcou a sexta gala do “Dilema” foi a expulsão da atriz Rosa Bela, de 32 anos. Em nomeações pela primeira vez, saiu com 49% dos votos. A quinta concorrente expulsa do programa, namorada de Carlos Areia, de 80 anos, foi logo ao encontro do ator para um beijo visivelmente emocionado. “Sei que passou um mês, mas parece que passaram seis”. Quando questionada por Goucha sobre a sua experiência no concurso, a atriz diz que “valeu a pena, nem que seja por ter conhecido aquelas pessoas".
Emocionado como no início da gala, Goucha terminou-a aplaudido com o público de pé. “A vida é feita de escolhas e consequências. Há 42 anos, escolhi, sempre que estou no ar, estar convosco. Muito obrigado".