"Hell's Kitchen", o programa apresentado por Ljubomir Stanisic, vai regressar à grelha da SIC e, como sempre, várias pessoas irão competir entre si para apurar quem é o melhor chef. Nesta edição, em vez de anónimos, o painel está recheado de famosos que os portugueses tão bem conhecem. Só que, por agora, a data de estreia oficial é ainda um segredo que a estação de Paço de Arcos quer manter bem guardado.
Isto fez com que o chef bósnio recorresse ao Instagram para fazer uma publicação em que comentava o facto de a estreia ainda não ter sido anunciada. "Eu e a Duska [a cadela] à espera das novidades… Ainda bem que esperamos sentados!", lê-se na legenda, que suscitou rumores de um possível desentendimento entre Ljubomir Stanisic e Daniel Oliveira.
O chef garantiu que a publicação no Instagram não se tratou de uma farpa à SIC, nem ao diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa, mas uma forma humorística de mostrar que estava ansioso para a revelação da data. Isto porque pensava que esta seria avançada no evento da estação, que decorreu esta terça-feira, 5 de setembro, no Cineteatro Capitólio, em Lisboa.
"O que eu estava a fazer era uma piada comigo próprio do dia de hoje. Estava à espera disto. É hoje que vamos saber a data e, supostamente, eu também vou saber", comentou o chef com os jornalistas. Contudo, isso não aconteceu. E ainda que a "Flash!" avance que o programa vai para o ar a 24 de setembro, a incógnita continua a pairar no ar, já que Daniel Oliveira não o confirmou e deu apenas uma pista: "é no outono". "Já é qualquer coisa. À partida, sabemos que não é nesta semana nem na próxima", brincou o diretor.
Mas, afinal, o que se pode esperar desta edição?
"É uma edição completamente diferente", confirmou, desde logo, Ljubomir Stanisic, acrescentando que esta temporada se trata de uma "estreia mundial". "Nunca foi feito neste formato, no mundo inteiro, o Hell's Kitchen famosos", frisou o chef.
O facto de se tratar de um formato inovador fez com que as direções do programa "dos Estados Unidos e de Inglaterra" viessem acompanhar as gravações. Segundo o chef bósnio, o objetivo era "ver como é que corre". "Fomos cobaias em Portugal", continuou.
No que a trabalhar com famosos diz respeito, Ljubomir Stanisic "achava que ia ser estranho". "São figuras públicas, sei lá se eles sabem cozinhar ou não sabem cozinhar", referiu, dizendo ainda que grande parte do naipe de concorrentes, com o qual teve "muita sorte", faz parte do seu círculo de amizades e que há outros que admira e de que gosta.
Ainda assim, teve de se adaptar a esta nova versão do programa, uma vez que se tratam de figuras públicas, que sabem fazer o básico na cozinha, e não de cozinheiros, com que está realmente habituado a lidar. Para se preparar, levou quatro amigos para sua casa, durante duas semanas, e cozinhou com eles. "Em vez de ralhar com eles e agarrar-lhes a mão, tive de dizer 'meu querido, isto não é bem assim, vamos ter que cortar'. Portanto, eu próprio fiz uma preparação dura", continuou.
No entanto, o chef deixa uma garantia: "[Os famosos] saíram de lá a saber fazer uma refeição completa. E isso é que é a parte brilhante do programa. É a parte que eu acho mais bonita", garantiu, explicando que este foi "dos melhores projetos" que já fez.
Daniel Oliveira também partilha essa perceção. "O 'Hell's Kitchen' é mesmo um grande programa. É a melhor temporada de sempre", começou por dizer, tendo ainda frisado que este formato casa dois universos na perfeição: o humor e a competição.
"O que este programa conseguiu foi uma dose de humor bastante vincada, porque há alguma inabilidade em muitos deles, sobretudo no início, mas também uma dose de competição que eu não estava à espera de que fosse tão acirrada e que dá ao programa um condimento muito especial", continuou.
"Acredito que vá ser uma temporada muito surpreendente", frisou o diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa, que deixou umas palavras sobre o chef que está à frente do programa. "Mesmo o próprio Ljubo mantém a sua pose dura, mas, ao mesmo tempo, conseguiu desconstruir-se e ter um lado muito divertido", garantiu.
Por fim, Daniel Oliveira avançou que as surpresas vão mesmo até ao final do programa – até para os próprios concorrentes. Isto é, foram gravados vários finais, pelo que "o próprio vencedor ou vencedora só vai saber que o é no momento em que estiver a passar na televisão".