Luca Dazi, é um tiktoker espanhol, que agora se tornou conhecido por participar 11ª edição do programa de culinária "MasterChef", em Espanha. Mas a sua prestação durante todo o concurso esteve rodeada de controvérsias, sendo considerado pelo jornal “ABC”, o “concorrente mais polémico” de todas as edições deste programa.
Durante os vários episódios do talent show culinário, o concorrente de 19 anos deu sempre que falar. Numa prova em que era suposto ser realizada a pares, Luca pediu ao parceiro para ser ele a fazer tudo. Tanto a preparar os alimentos como a cozinhar, foi Jorge Juan quem suportou todas estas tarefas. “Este homem está sempre a gritar comigo”, acabou por dizer o TikToker, depois do parceiro pedir por ajuda.
Num outro momento, após uma concorrente ter confeccionado um prato que ficou extra picante, Luca Dazi passou “toda a semana a rir-se às gargalhadas” com o que tinha acontecido. Merce referiu que a atitude do criador de conteúdos era a “gota de água” e que não conseguia aturá-lo mais.
“Para mim, o Luca já não existe cá em casa. O copo já está a transbordar. Não sou uma pessoa que se dê mal com alguém, mas esta situação é difícil de lidar. A educação e o respeito são a primeira coisa que me ensinaram em casa e aqui é notória a sua ausência”, mencionou a concorrente, citada pelo jornal “El Debate”.
A produção do programa também é acusada de favorecer o concorrente de 19 anos. Algumas semanas depois do início do concurso, Luca roubou um gelado a outra concorrente para conseguir preparar um bolo Alaska. O TikToker terá negado ter sido ele o autor, tendo mais tarde confessado a verdade. Contudo, estas atitudes de Luca Dazi não foram alvo de qualquer tipo de sanção por parte do programa, apontou o jornal espanhol.
O público do concurso tem mostrado alguma revolta em torno destes acontecimentos e do alegado favoritismo. Isto porque Luca Dazi é filho de Alberto Dazi, que é diretor-geral da Ofisfrade, a empresa responsável pela distribuição de alimentos para o supermercado El Corte Inglès, que é o patrocinado oficial do programa de culinária, anunciou o jornal “Marca”.
Nas redes sociais, muitas são as mensagens que acusam o “MasterChef” de favoritismo. “Que injusto que muitos já se foram embora e o Luca continua lá sem fazer nada”, lê-se num comentário. “Os pais dele devem ter muito dinheiro porque eu não percebo o que é que este rapaz está a fazer neste programa”, mencionou um internauta. “O facto de o Luca ser salvo em todos os programas é vergonhoso, quando ele nunca faz nada e só se faz de vítima”, escreveu um outro utilizador da Internet.
Concorrente acabou por ser eliminado
No mais recente episódio do “MasterChef” de Espanha, emitido no início desta semana, 5 de junho, Luca Dazi acabou por ser eliminado depois de ter preparado um prato que não estava ainda cozinhado.
Depois de, numa primeira prova onde era o capitão da equipa e se limitou a dançar e a cantar, o concorrente de 19 anos acabou por ser levado para a prova de eliminação, que ditava se continuava ou se iria embora do talento show culinário.
Para seguir em frente no concurso, Luca teria de apresentar um prato à base de choco, mas os problemas começaram mesmo no início quando o jovem, a chorar, disse que não sabia o que fazer. Continuando depois, com algumas indicações de um jurado, o concorrente de 19 anos acabou por apresentar ao júri um prato em que a tinta do choco não estava cozinhada.
A má preparação desta refeição levou à expulsão do concorrente, em que muitos internautas viam que o TikToker estava ali apenas à procura de fama, pois a paixão pela cozinha era algo que não se via em nenhum dos episódios.