A 15ª temporada de "Masterchef Australia" deveria estrear-se esta segunda-feira, 1 de maio, mas o arranque foi adiado devido à morte inesperada de um dos jurados, o chef escocês Jock Zonfrillo.

Bronca no "Masterchef Celebridades". Ex-concorrente denuncia consumo de droga e acusa produção de manipulação
Bronca no "Masterchef Celebridades". Ex-concorrente denuncia consumo de droga e acusa produção de manipulação
Ver artigo

A morte foi confirmada pela Network 10, canal que transmite a competição culinária e a família publicou nas redes sociais uma mensagem a anunciar a partida chocante do chef de 46 anos. "Estamos completamente devastados e sem saber como vamos viver sem ele. Estamos devastados por partilhar que o Jock morreu ontem. Há muitas palavras que o podem descrever, muitas histórias que podem ser contadas, mas neste momento estamos demasiado assoberbados para as colocar em palavras. Para os que se cruzaram com ele, se tornaram seus amigos ou tiveram a sorte de ser seus familiares, lembrem-se desde escocês orgulhoso da próxima vez que beberem whisky. Imploramos que nos deixem fazer o luto em privado enquanto tentamos perceber como vamos lidar com esta situação e encontrar forma de celebrar o nosso insubstituível marido, pai, irmão, filho e amigo", pode ler-se.

De acordo com a BBC, Jock Zonfrillo foi encontrado morto em casa, em Melbourne, na Austrália, quando a polícia fez uma visita ao domicílio do chef, na madrugada desta segunda-feira. As autoridades garantem que a morte não foi considerada suspeita. Jock era casado desde 2017 com Lauren, com quem teve dois filhos, Alfie, de 6 anos e Isla, de 2. O chef teve ainda duas filhas, fruto dos dois primeiros casamentos, Ava e Sophia.

Jock Zonfrillo com a mulher, Lauren, e os filhos mais novos, Alfie e Isla
Jock Zonfrillo com a mulher, Lauren, e os filhos mais novos, Alfie e Isla créditos: Instagram

A 15ª temporada de "Masterchef Australia", que já está gravada, conta com Jock Zonfrillo, Andy Allen e Melissa Leong como jurados. Jamie Oliver é um dos convidados desta nova temporada. Descrente com a partida de Zonfrillo, o chef britânico lamentou a morte numa mensagem emocionada nas redes sociais. "Estou em choque total com a morte inesperada do chef Jock Zonfrillo. Divertimo-nos muito a trabalhar juntos na edição deste ano do 'Masterchef'. O Jock foi muito generoso comigo com o seu tempo e animação no programa e, por isso, fiquei-lhe muito agradecido. Ele vai fazer muita falta... nem acredito que estou a escrever isto. Envio o meu amor e condolências a toda a família, amigos e à sua segunda família, a equipa do 'Masterchef' e os concorrentes", escreveu Jamie Oliver.

Com uma longa carreira no mundo da restauração, que começou quando era apenas um adolescente, Jock Zonfrillo, natural de Glasgow, tornou-se o mais jovem aprendiz do Turnberry Hotel, um resort de luxo na Escócia. Tinha apenas 15 anos. Foi um dos protegidos do reputado chef Marco Pierre White mas a dependência das drogas, ainda adolescente, levou-o a tornar-se sem abrigo. No seu livro de memórias "Last Shot", lançado em 2o21, o chef revelou pormenores sobre a sua luta contra a toxicodependência. A viver há vários anos na Austrália, Zonfrillo atravessou várias polémicas, entre as quais o encerramento do restaurante Orana, que o deixou com dívidas de milhões. O chef foi também criticado por antigos colegas por incluir na sua autobiografia informações alegadamente falsas.