"O chão é lava" é talvez a frase que mais vezes ouviu ser repetida pelos miúdos que seguiam os vídeos de youtubers portugueses como D4rkFrame ou Wuant. A premissa era simples: sempre que alguém gritasse "o chão é lava", cada um dos jogadores teria de arranjar forma de sair do chão, nem que isso implicasse subir para cima de mesas, sofás, postes ou cadeiras. E porque dava para ser jogado em casa ou na rua, a diversão era garantida. O conceito foi transportado para um novo programa de jogos da Netflix que, adivinhou, já é um dos conteúdos mais populares da plataforma de streaming.
Chama-se "Floor is Lava" e promete ser o próximo grande vício de quem gosta de reality TV e de ver concorrentes a fazer as figuras mais hilariantes em frente às câmaras a troco de dinheiro.
Funciona assim: os participantes são divididos por equipas compostas por até três pessoas. O objetivo de cada equipa é tentar chegar, a todo o custo, ao outro lado do mapa ultrapassando todos os obstáculos que encontrarem pelo caminho.
Só que isso implica saltar, espernear, rastejar e rebolar para evitar tocar no chão que está, claro, repleto de "lava" — no fundo, é uma espécie de lama pintada de vermelho e que parece estar a ferver. O plot twist? É que essa lama não serve só um propósito estético. Ela torna tudo mais escorregadio para complicar ainda mais o desafio.
No início do jogo, cada membro da equipa tem de tentar chegar ao final do percurso sem tocar no chão. Por cada membro que complete o desafio, a equipa ganha um ponto. No final, faz-se as contas e a equipa com mais pontos ganha o desafio. No caso de empate, tira-se as teimas calculando qual das equipas foi a mais rápida a terminar o jogo. O prémio para a equipa vencedora é de 10 mil euros, o que equivale a cerca de 8 mil euros.
A primeira temporada de "Floor is Lava", composta por dez episódios, já está inteiramente disponível na Netflix. À data de publicação deste artigo, e segundo as informações da Netflix (embora a plataforma não divulgue os seus dados de visualização de forma transparente), o programa é um dos mais vistos em Portugal.
Depois da aposta em vários documentários de crime, a Netflix pode agora reforçar a produção — e a compra de direitos de transmissão — de novos reality shows para introduzir ao seu catálogo já que produções semelhantes, como "Too Hot to Handle" e "Love is Blind", foram um sucesso junto dos utilizadores do serviço.