"O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro" é a nova aposta da Netflix e já tem data de estreia na plataforma de streaming – terça-feira, 25 de outubro. A produção conta com oito episódios, todos eles com histórias distintas entre si.

O projeto foi beber inspiração a antologias clássicas do género de terror, como "The Twilight Zone", "Thriller" ou "One Step Beyond". Considerando que este género de produções é "difícil de fazer acontecer", uma vez que é "como gravar oito filmes ao mesmo tempo", o realizador revela que a premissa passa por captar a essência da "época áurea das antologias de fantasia" que cresceu a ver, revela a Netflix em comunicado.

o
créditos: Netflix

"Imagina a tua mente como um gabinete no qual guardas os teus pensamentos mais sombrios e os medos mais profundos. O que aconteceria abríssemos o gabinete para o mundo ver?", pergunta Guillermo del Toro no trailer da série. E, de facto, estamos prestes a descobrir o que de mais assustador tem o gabinete do próprio cineasta (salvo seja), com vários contos aterrorizantes, incluindo dois originais de sua autoria.

Tal como os contos, também o género de terror neles retratado é múltiplo. Há episódios em que o terror silencioso e sóbrio impera, histórias que vão ao reino do sobrenatural e voltam para nos assombrar e ainda há outras que têm tanto de perturbadoras como de normais.

Por exemplo, o episódio “Lote 36” surgiu de uma experiência pessoal do cineasta. "Perdi a minha unidade de armazenamento para uma pessoa que a comprou num leilão. Foi um pesadelo para mim tentar comprar o que ainda lá estava dentro. Por isso, a personagem é basicamente eu a implorar ao homem que comprou a minha unidade para devolver as minhas coisas", explica.

Já o episódio “Murmuring” foi buscar algumas nuances das histórias clássicas de terror popularizadas por autores como M.R. James, fundindo-as com outros géneros. "Na mitologia clássica, os pássaros carregavam as almas dos mortos para o céu. E eu pensei que seria agradável misturar esses dois elementos e decidi que era perfeito para este episódio", continua del Toro.

Assim, de uma coisa temos a certeza: diversidade é coisa que não vai faltar nesta produção – e quem o diz, mesmo que metaforicamente, é o cineasta. "É uma verdadeira amostra de sabores muito diferentes. Alguns são salgados, outros são doces. É como receber uma surpresa a cada uma das dentadas", enfatiza.

As histórias vão ser encabeçadas por uma equipa de argumento e realização escolhida a dedo por del Toro, entre os quais se destacam Vincenzo Natali, Ana Lily Amirpour, Catherine Hardwicke e Jennifer Kent. E a seleção teve um objetivo: pegar nestes nomes da indústria de quem del Toro gosta ou para quem quer "virar as atenções", atribuindo-lhes ter toda a liberdade criativa para dar vida aos universos mais bizarros.

Quanto ao elenco, também há nomes de peso confirmados (e alguns até já participaram noutros projetos do cineasta). Entre os atores estão Rupert Grint, F. Murray Abraham, Andrew Lincoln, Essie Davis, Luke Roberts, Hannah Galway, Demetrius Grosse, Ben Barnes, Crispin Glover – e a lista continua.

Veja o trailer da série.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.