Já se passaram quase 20 anos desde que se estreou o programa que veio a mudar o panorama televisivo em Portugal. O “Big Brother” começou a ser transmitido na TVI a 3 de setembro de 2000 e terminou na madrugada de 31 de dezembro.

Na altura, o programa veio dar a liderança à TVI depois de anos sem grandes resultados. Ainda que o “Big Brother” tenha tido várias temporadas, com pessoas anónimas e famosos, as primeiras edições serão sempre as mais icónicas.

É impossível dissociar o primeiro reality show da TVI de Zé Maria – o concorrente de Barrancos que ganhou a primeira edição. Os problemas depois do programa foram seguidos ao pormenor pela imprensa e o alentejano ainda hoje faz questão de se manter longe do escrutínio público.

Dia Mundial da Televisão. Os 9 programas que gostávamos (muito) que voltassem
Dia Mundial da Televisão. Os 9 programas que gostávamos (muito) que voltassem
Ver artigo

Quem também passou por problemas, desta vez dentro do próprio programa, foi Marco Borges. O concorrente foi expulso da casa mais vigiada do país depois de ter dado um pontapé a Sónia, outra concorrente do reality-show. O momento foi gravado e todo o país assistiu.

Mas isto foi só a primeira temporada do programa. Depois disso muitas lhes seguiram e é impossível esquecer o vencedor da 2.ª edição, Icas, ou o romance de Verónica e do Sérgio. Já na 3.ª temporada, ficámos apaixonados pelo romance de Catarina Cabral e Sérgio e vimos nascer Liliana Aguiar – agora apresentadora da TVI.

A MAGG foi à procura dos Instagram dos concorrentes das primeiras edições e não teve a tarefa facilitada. Não foi possível encontrar muitos deles e desfazemos já a esperança de ver aqui o perfil do concorrente mais célebre do Barrancos: pelo que a MAGG pesquisou, Zé Maria mantém-se afastado nas redes sociais. Outros têm perfis privados e aqueles que os têm públicos fazem publicações tímidas.

Relembre 11 concorrentes das três primeiras edições de “Big Brother”.