Imagine que tem um programa de televisão, feito em direto num mega-estúdio e que, de repente, um problema técnico impossível de resolver a tempo da hora do arranque o impede de começar. O que faz? Baixa os braços ou arranja uma alternativa?

A segunda opção foi a única resposta possível para Cristina Ferreira, João Patrício e André Manso, os comandantes de uma verdadeira frota que esta quinta-feira, ainda nem 10 da manhã eram, tomaram a decisão de arrancar dos estúdios da Plural, em Bucelas, em direção à sede da TVI, em Queluz de Baixo.

O percurso entre os estúdios da Plural e a sede da TVI
O percurso entre os estúdios da Plural e a sede da TVI

Na TVI, Pedro Carvalhas mantinha-se em antena, prolongando o "Diário da Manhã". Menos de 30 minutos depois da hora prevista para começar, "Dia de Cristina" arrancava, com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos a ocuparem, qual estado de emergência, o estúdio do "Você na TV". E foi de lá que aconteceu a parte da manhã do programa.

Cláudio Ramos, Cristina Ferreira e Joana Barrios
Cláudio Ramos, Cristina Ferreira e Joana Barrios créditos: Instagram

João Patrício e Cristina Ferreira explicam "milagre"

João Patrício, realizador do programa, contou como tudo aconteceu. "Meia hora antes da hora prevista para o arranque do programa foi diagnosticado um problema técnico, que podia inviabilizá-lo. Demos o alerta a Queluz de Baixo e agarrámo-nos à esperança de que a coisa se resolvesse. Não resolveu. Às 9:50h tomámos a decisão de ir de armas e bagagens para a TVI e fazermos de lá o programa, pelo menos a parte da manhã, dando assim tempo para que tudo se normalizasse até à hora do almoço", explica o responsável pelo formato.

E João Patrício faz questão de salientar que não foram meia dúzia de pessoas a percorrerem em tempo recorde os quase 30 quilómetros que separam Bucelas de Queluz de Baixo. "Importa dizer que, quando digo "armas e bagagens", quero dizer 70 pessoas, 3 dezenas de carros, um autocarro, uma ambulância e equipamento técnico", relatou.

Problemas técnicos arrastam Dia de Cristina para cenário do Você na TV
Problemas técnicos arrastam Dia de Cristina para cenário do Você na TV
Ver artigo

Em apenas 50 minutos, depois de uma verdadeira caravana percorrer os quase 30 quilómetros de distância, estava tudo a postos. "Saímos de Bucelas às 10h e às 10:40h estávamos prontos para entrar no ar. Só quem faz televisão pode imaginar o milagre que isso representa. Foi um notável exercício coletivo de grande entrega profissional. De todos. A TVI é feita de gente de fibra, com grande capacidade reativa", acrescentou ainda João Patrício.

O realizador do programa da TVI fez questão de deixar ainda uma "palavra de reconhecimento"  a quem, na TVI, preparou tudo para receber a equipa. "Ao Nuno Santos, ao Carlos Barata e ao Frederico Teves que garantiram que o terreno estava pronto para receber a máquina. Nada falhou. Agora em casa, dou por mim a agradecer o sucedido, por perceber que nos uniu ainda mais, por sentir este orgulho e por perceber que estou rodeado de profissionais incríveis que, seguramente, adormecem hoje com a mesma sensação. Uma vénia a todos". 

Numa série de stories, Cristina Ferreira explicou também como tudo aconteceu. Veja o vídeo.

À tarde, depois da aventura da mudança, a equipa do programa da TVI voltou a fazer o caminho de regresso e, com os problemas técnicos já resolvidos, cumpriram as restantes 3 horas da terceira emissão de "Dia de Cristina".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.