A um episódio do fim, "A Guerra dos Tronos" aproveitou para arrumar a casa no meio do caos e destruição que se assistiu durante mais de uma hora. Segundo os críticos, os efeitos especiais estiveram ainda mais incríveis, mas as decisões tomadas foram questionáveis e incoerentes face à história que começou a ser contada em 2011.
Mas há um momento que levou os fãs da série a várias teorias. Se ainda não viu o mais recente episódio, recomendamos que feche este artigo.
Daenerys (Emilia Clarke) tomou King's Landing de assalto, mesmo depois de a cidade se ter rendido ao poder e ao fogo do dragão. Desde soldados a civis, não sobrou quase ninguém e nem mesmo algumas das personagens mais importantes da história, como Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), Cersei (Lena Headey) ou Sandor Clegane (Rory McCann), viveram para lutar mais um dia.
Mas o que está a dar que falar é a última cena com Arya que, interpretada por Maisie Williams, passa grande parte do episódio a correr pela cidade enquanto tenta sobreviver à destruição causada por Daenerys.
No final, quando a guerra aparenta estar ganha, Arya vê um cavalo branco a caminhar na sua direção. Monta-o e galopa para parte incerta. Houve ali algum significado escondido? As teorias são várias.
O cavalo branco pode simbolizar a morte
Uma delas, tal como escreve a revista "Polygon", diz que Arya não sobreviveu aos eventos do penúltimo episódio e que o cavalo branco era, na verdade, uma representação da morte ou de um dos quatro cavaleiros do Apocalipse.
É que no livro do Apocalipse, da Bíblia, lê-se a seguinte passagem: "Olhei e contemplei o cavalo pálido. E o nome de quem se sentava nele era Morte."
Apesar de ser uma referência judaico-cristã que destoa do universo fantástico de "A Guerra dos Tronos", os fãs acreditam que faz sentido se se tiver em consideração toda a transformação por que Arya passou até se tornar numa das assassinas mais experientes de Westeros.
E ou Arya morreu e foi levada pela morte montada no cavalo branco, ou é um presságio do que esperar do último episódio da série — onde pode ser ela assumir-me com a morte, matando Daenerys.
No "Reddit", um utilizador juntou vários frames do episódio onde o cavalo branco aparece pelo menos duas outras vezes e sempre em cenários desastrosos: com um dos guerreiros Lannister antes de morrer e, mais tarde, caído no chão depois do confronto com as tropas de Daenerys.
Mas um utilizador vai ainda mais longe e diz que "isto pode simbolizar uma segunda oportunidade de Arya estabelecer uma relação com outro animal." Isto porque o seu lobo, Nymeria, está desaparecido há várias temporadas.
O cavalo pode ser um Stark
Como já tem vindo a ser habitual, Bran (Isaac Hempstead Wright) esteve ausente da batalha e os fãs lançaram a hipótese de ter sido ele a assumir o corpo do cavalo para salvar a irmã. Outros dizem que se trata de Ned Stark (Sean Bean) que, apesar de ter morrido na primeira temporada, também tinha um cavalo branco.
Ainda segundo a "Polygon", a teoria de Bran faz mais sentido do que a do possível regresso de Ned — até porque, se a ideia dos criadores da série era essa, porque não apareceu no quarto episódio quando os White Walkers invadiram a cripta?
E se o cavalo for só um cavalo?
Numa altura em que a série tem sido acusada de incoerência, há também a possibilidade de aquele cavalo branco não ter qualquer tipo de significado e apenas simbolizar Arya a deixar, de vez, a violência e morte para trás.
Além de ir de encontro a tudo o que a personagem representa, significa também que, a confirmar-se, esta foi a última vez que Arya apareceu na história.
Mas tendo em conta que o foco dos últimos minutos do episódio foi na relação entre Arya e o cavalo branco, esta teoria pode não fazer sentido.
A confirmação chega na próxima segunda-feira, 20 de maio, com o sexto e último episódio que vai ser transmitido na HBO Portugal e no canal SyFy.