A um episódio do fim, "A Guerra dos Tronos" aproveitou para arrumar a casa no meio do caos e destruição que se assistiu durante mais de uma hora. Segundo os críticos, os efeitos especiais estiveram ainda mais incríveis, mas as decisões tomadas foram questionáveis e incoerentes face à história que começou a ser contada em 2011.

Mas há um momento que levou os fãs da série a várias teorias. Se ainda não viu o mais recente episódio, recomendamos que feche este artigo.

Daenerys (Emilia Clarke) tomou King's Landing de assalto, mesmo depois de a cidade se ter rendido ao poder e ao fogo do dragão. Desde soldados a civis, não sobrou quase ninguém e nem mesmo algumas das personagens mais importantes da história, como Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), Cersei (Lena Headey) ou Sandor Clegane (Rory McCann), viveram para lutar mais um dia.

“A Guerra dos Tronos”. George R.R. Martin revela do que não gostou na última temporada
“A Guerra dos Tronos”. George R.R. Martin revela do que não gostou na última temporada
Ver artigo

Mas o que está a dar que falar é a última cena com Arya que, interpretada por Maisie Williams, passa grande parte do episódio a correr pela cidade enquanto tenta sobreviver à destruição causada por Daenerys.

No final, quando a guerra aparenta estar ganha, Arya vê um cavalo branco a caminhar na sua direção. Monta-o e galopa para parte incerta. Houve ali algum significado escondido? As teorias são várias.

O cavalo branco pode simbolizar a morte

Uma delas, tal como escreve a revista "Polygon", diz que Arya não sobreviveu aos eventos do penúltimo episódio e que o cavalo branco era, na verdade, uma representação da morte ou de um dos quatro cavaleiros do Apocalipse.

É que no livro do Apocalipse, da Bíblia, lê-se a seguinte passagem: "Olhei e contemplei o cavalo pálido. E o nome de quem se sentava nele era Morte."

Apesar de ser uma referência judaico-cristã que destoa do universo fantástico de "A Guerra dos Tronos", os fãs acreditam que faz sentido se se tiver em consideração toda a transformação por que Arya passou até se tornar numa das assassinas mais experientes de Westeros.

Prémios BAFTA TV. "Killing Eve" venceu "Bodyguard" e é a Melhor Série de Drama
Prémios BAFTA TV. "Killing Eve" venceu "Bodyguard" e é a Melhor Série de Drama
Ver artigo

E ou Arya morreu e foi levada pela morte montada no cavalo branco, ou é um presságio do que esperar do último episódio da série — onde pode ser ela assumir-me com a morte, matando Daenerys.

No "Reddit", um utilizador juntou vários frames do episódio onde o cavalo branco aparece pelo menos duas outras vezes e sempre em cenários desastrosos: com um dos guerreiros Lannister antes de morrer e, mais tarde, caído no chão depois do confronto com as tropas de Daenerys.

Mas um utilizador vai ainda mais longe e diz que "isto pode simbolizar uma segunda oportunidade de Arya estabelecer uma relação com outro animal." Isto porque o seu lobo, Nymeria, está desaparecido há várias temporadas.

O cavalo pode ser um Stark

Como já tem vindo a ser habitual, Bran (Isaac Hempstead Wright) esteve ausente da batalha e os fãs lançaram a hipótese de ter sido ele a assumir o corpo do cavalo para salvar a irmã. Outros dizem que se trata de Ned Stark (Sean Bean) que, apesar de ter morrido na primeira temporada, também tinha um cavalo branco.

Ainda segundo a "Polygon", a teoria de Bran faz mais sentido do que a do possível regresso de Ned — até porque, se a ideia dos criadores da série era essa, porque não apareceu no quarto episódio quando os White Walkers invadiram a cripta?

E se o cavalo for só um cavalo?

Numa altura em que a série tem sido acusada de incoerência, há também a possibilidade de aquele cavalo branco não ter qualquer tipo de significado e apenas simbolizar Arya a deixar, de vez, a violência e morte para trás.

20 melhores séries originais da Netflix, segundo os utilizadores do IMDb
20 melhores séries originais da Netflix, segundo os utilizadores do IMDb
Ver artigo

Além de ir de encontro a tudo o que a personagem representa, significa também que, a confirmar-se, esta foi a última vez que Arya apareceu na história.

Mas tendo em conta que o foco dos últimos minutos do episódio foi na relação entre Arya e o cavalo branco, esta teoria pode não fazer sentido. 

A confirmação chega na próxima segunda-feira, 20 de maio, com o sexto e último episódio que vai ser transmitido na HBO Portugal e no canal SyFy.

Newsletter

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.