O regresso tão esperado dos “Morangos com Açúcar” finalmente aconteceu. O reboot da série juvenil estreou na noite desta segunda-feira, 23 de outubro, na TVI e na Prime Video. A MAGG navegou pelas redes sociais para ver o que os espectadores acharam do primeiro episódio, já que as opiniões não foram muito positivas quando o primeiro trailer foi divulgado, havendo comparações à série “Elite”, da Netflix.

TVI revela o que aconteceu a esta icónica personagem de "Morangos com Açúcar" (e ainda estamos em choque)
TVI revela o que aconteceu a esta icónica personagem de "Morangos com Açúcar" (e ainda estamos em choque)
Ver artigo

Muitos fãs não concordaram com a mudança de rumo das personagens antigas, nomeadamente a de Simão Navarro (Pedro Teixeira), Soraia Rochinha (Rita Pereira) ou Crómio (Tiago Castro). “O Crómio passa das ciências para ser diretor de uma escola. O Simão passa de estudar mecânica para estudar medicina. A Soraia passa de fugitiva para presidente da associação de pais. TVI, podiam ter dado continuidade às personagens”, afirmou um utilizador.

“Gente, o Crómio descobriu um antiviral para o vírus da Barra, nem a pau ele seria um diretor da escola! E tanta luta e paixão pelas motas e a sua mecânica, duvido que o Simão quisesse abdicar disso! TVI, a continuidade onde está?”, questionou outro.

Também houve quem gostasse, mas considerasse que este reboot não faz jus aos “Morangos com Açúcar” antigos. “Imaginem, os novos ‘Morangos com Açúcar’ até estão engraçadotes... mas não são os ‘Morangos’. É uma série completamente nova com más referências de personagens antigos. Mais valia darem outro nome e não nos fazerem sofrer assim” e “não chamem a isto ‘Morangos com Açúcar’. Isso é crime” são dois exemplos.

Além disso, houve quem ficasse bastante desagradado com o rumo da personagem de Ana Luísa, papel interpretado por Cláudia Vieira na segunda temporada, que morreu. Outros compararam o trio da Gabi (Margarida Corceiro), Pipa (Mafalda Peres) e Emília (Rita Guerner) às míticas Popstars da terceira temporada: Mónica, Mimi e Daniela.

Outro detalhe que apontaram foi o facto de não ter havido genérico, algo tão característico da série juvenil. Por outro lado, a atuação dos D’ZRT tocou no coração dos espectadores, que se sentiram nostálgicos, até porque a banda recordou as suas personagens, Ruca (Edmundo Vieira), Topê (Paulo Vintém), Zé Milho (Vítor Fonseca) e David (Angélico Vieira).

No Instagram da TVI e na página oficial da série os utilizadores também não pouparam nas críticas. “Pior edição de ‘Morangos’, até mudei de canal”, “versão rasca de ‘Mean Girls’, ‘Gossip Girl’ e ‘Elite’… se acham que isto era o que precisavam para reaver os ‘Morangos’, falharam a uma geração inteira” e “parabéns, nota 0” são alguns dos comentários.

Mas também houve quem gostasse. “Fui o único que gostou desta estreia? Embora diferente dos 'morangos' originais, o que penso que não esteja nada mal e seja interessante... que venham mais episódios”, “não tem muito a ver com os outros ‘Morangos com Açúcar’, mas eu estou a gostar bué, a sério, eu estou a amar” e “gostei, malta, estamos em 2023, lógico que nada vai superar os antigos, mas nem está assim tão má”, escreveram.

Os fãs também se manifestaram no Tiktok, havendo quem ficasse desiludido com o primeiro episódio da série juvenil e outros que gostaram do reboot, não percebendo os comentários negativos de que este está a ser alvo.