"De Verraders" é o nome original reality show holandês que estreou em 2021, de onde nasce a futura versão portuguesa, "Os Traidores", e também a espanhola,"Traitors", que segundo o Jornal Marca, estreia a 3 de fevereiro na HBO Max. A versão espanhola conta com a participação de 18 celebridades, sendo uma delas Cristina Cifuentes, uma ex-deputada do Partido Popular espanhol, que desempenhou funções entre 2015 e 2018.
Apesar de a estação de Paço de Arcos já promover o formato em antena, pouco se sabe sobre em que moldes decorrerá e quanto estreará (embora seja provável que vá enfrentar o novo reality show da TVI "O Triângulo", aos domingos). As inscrições já se encontram disponíveis através do e-mail: desafio@sic.pt, e ao que tudo indica, não será com famosos.
Como funciona o programa?
Na versão original, que reúne 18 participantes, três são os "traidores" e os restantes 15 os "fiéis". Os espetadores são informados no início do programa quem é quem, mas os concorrentes desconhecem. A cada noite, os traidores reúnem-se com o intuito de decidir quem pretendem eliminar do jogo. Na manhã seguinte, o escolhido não aparece para o pequeno-almoço, e os restantes são informados de que o mesmo foi "morto".
Os concorrentes participam em desafios em todos os episódios, com o objetivo de juntar barras de prata, que podem ganhar no fim do programa, e em alguns dos jogos podem ainda conquistar um "escudo", que os permite ficar a salvo de ser eliminados nessa noite pelos traidores. Na versão holandesa, os concorrentes reúnem-se após cada desafio no Castelo Erenstein, em Kerkrade, para decidirem, através de uma votação, quem deve ser eliminado. Antes de sair, o concorrente escolhido revela se era um traidor, ou um fiel. No final do jogo, se os finalistas forem todos fiéis, dividem entre si as barras de prata, mas basta um ser traidor para esse mesmo reunir para si o prémio na totalidade.
Tanto na primeira como na segunda temporada de "De Verraders", os concorrentes eram figuras públicas (atores, jornalistas, apresentadores, modelos, comediantes, youtubers). A terceira temporada deste programa inovador irá estrear no dia 3 de março nos Países Baixos,de acordo com o RTL Boulevard.
Vencedor leva para casa 230 mil euros (nos EUA)
Este programa desafiador conta já com versões na Áustrália, Bélgica, França, Rússia, Noruega, Estados Unidos da América, e Reino Unido, e mais recentemente também estreará em Espanha e Portugal.
Em Inglaterra, "The Traitors" foi um sucesso, tendo atraído 4 milhões de vi apenas no primeiro episódio. O reality show, apresentado por Claudia Winkleman, foi gravada no Castelo Ardross, na Escócia, e os quatro vencedores da última edição repartiram entre si cerca de 110 mil euros
Já nos Estados Unidos, onde os participantes também são celebridades, o reality show é apresentado pelo ator escocês Alan Cumming. Apesar de "The Traitors US" ser filmado no mesmo local da versão britânica, o valor do prémio final é bastante mais generoso: 250 mil dólares (cerca de 230 mil euros).