Em março de 2019, a SIC quebrava um ciclo de derrotas de 12 anos e meio, ao bater a rival de Queluz de Baixo. Cinco anos depois, o cenário parece estar prestes a inverter-se.
Segundo dados da Comissão de Análise de Estudo de Meios (CAEM), a TVI está prestes a ganhar o mês de fevereiro, levando a dianteira, com 15,5% de share, contra os 15% da SIC. Estas contas ainda não incluem os valores relativos à semana na qual entramos esta segunda-feira, 26 de fevereiro.
Na prática, a estação liderada por Daniel Oliveira tem apenas quatro dias para ganhar, pelo menos, 0,6 pontos percentuais, caso queira continuar à frente da principal rival, o que acontece há 60 meses consecutivos. Na média de 2024, SIC e TVI estão em empate técnico, com 15% cada, pelo que as contas dos últimos dias do mês (que termina na quinta-feira, 29) podem ser decisivas.
Na semana de 19 a 25 de fevereiro, que marcou o regresso de "Isto é Gozar Com Quem Trabalha" ao formato diário, em antecipação das legislativas de 10 de março, a SIC ganhou quatro dos sete dias. O formato de humor conduzido por Ricardo Araújo Pereira enfrenta a concorrência das emissões especiais de "Big Brother - Desafio Final", conduzidas por Cláudio Ramos, que têm somado vitórias no prime time pós-noticiários.
Até ao lavar dos cestos é vindima e só na sexta-feira, dia 1, se saberá quem vai abrir a garrafa de champanhe.