O grupo Imprensa está a preparar-se para expandir a sua oferta. Depois da extinção da TVI Ficção, na concorrência, a SIC vai ter um novo canal dedicado às telenovelas. Chama-se SIC Novelas e já não falta muito para ir para o ar, sendo que o arranque deste novo projeto da estação de Paço de Arcos está marcado já para o mês de outubro.
Este novo canal, que já existia no próprio serviço de streaming da SIC, a OPTO, vai passar para as operadoras nacionais a partir desta terça-feira, 1 de outubro, pelas 18 horas. E é por lá que os fãs da ficção portuguesa vão poder voltar ao baú e sentir alguma nostalgia, já que vão ser transmitidos projetos como "Coração d’Ouro", "Amor Maior", "Rosa Fogo", "Espelho d’Água", "Lua Vermelha" e "Uma Aventura".
Mas porque é que se criou um canal exclusivamente dedicado a novelas? Bem, de acordo com Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, citado pelo "Eco", deve-se ao facto de estes projetos serem "regularmente os programas mais vistos na televisão portuguesa". Na plataforma de streaming, as novelas "sempre obtiveram excelentes resultados em termos de visualizações e engagement", o que também pesou na equação.
"A qualidade da ficção tem aumentado de forma evidente nos últimos anos, com muitos produtos do género a serem premiados em festivais internacionais", continuou o gestor, citado pela mesma publicação, acrescentando que acredita que "o canal contribuirá para que o universo de canais SIC suba ainda mais no conjunto das suas audiências no cabo". "Este é o momento certo para alargar o nosso universo de canais temáticos", rematou.
Por enquanto, a SIC Novelas estará disponível "apenas em Portugal", confirmou Francisco Pedro Balsemão. O novo canal vai ocupar diferentes oposições nas várias operadoras: 14 da MEO, 131 da NOS e 69 da Vodafone, de acordo com o site oficial da estação de Paço de Arcos. A programação juvenil é transmitida ao final da tarde, enquanto o horário nobre será ocupado por grandes produções da SIC.