Na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro, Cristiano Ronaldo quebrava o silêncio, após a despedida da Seleção Nacional do Mundial do Catar. O futebolista de 37 anos partilhava, num story, uma imagem onde se podia ler a frase "3 aspects of reality: pain, uncertainty and constant work". Em português: "3 aspectos da realidade: dor, incerteza e trabalho constante".

phil stutz cristiano ronaldo

A frase, que parece estar projetada numa tela ou num ecrã, faz parte do conjunto de práticas do psiquiatra norte-americano Phil Stutz, incluídas no best seller "The Tools" ("O Método", em português).

Stutz, um dos mais famosos profissionais da área da saúde mental de Hollywood (que acompanha várias celebridades), é o protagonista do documentário homónimo da Netflix, realizado e coprotagonizado por Jonah Hill. O ator, que foi acompanhado pelo psiquiatra nos últimos cinco anos, decidiu dedicar-lhe este filme, em jeito de homenagem pelo trabalho interior que conseguiu alcançar.

Veja o trailer

Num dos segmentos do documentário (a preto e branco, e que reúne um conjunto de conversas entre Jonah Hill e Phil Stutz), o ator de 38 anos relembra que, quando conheceu o psiquiatra, não tinha qualquer espécie de autoconfiança. "Não sabia como gostar de mim próprio. Eu só me esforçava para chegar a uma coisa que é aquilo a que chamas 'A Foto'".

Jonah Hill e Phil Stutz
Jonah Hill e Phil Stutz créditos: Netflix

Stutz esclarece que essa "foto" é o chamado "reino da ilusão". "Significa que estamos à procura da experiência perfeita. Pode ser a mulher perfeita, a quantidade de dinheiro perfeita, o filme perfeito. Não importa. Seja o que for, não existe. É uma imagem na nossa cabeça". O psiquiatra explica que essa imagem ilusória, a busca dessa fotografia, faz com que acreditemos que, assim que a alcançarmos, tudo será perfeito. "Mas não podemos esquecer os três aspetos da realidade. A dor nunca vai desaparecer. A incerteza também não. E não há como fugir à necessidade de trabalho constante. Toda a gente tem de viver dessa forma, seja como for".

Cristiano Ronaldo. "Tenho uma pequena capela em casa onde guardo as cinzas do meu filho e do meu pai"
Cristiano Ronaldo. "Tenho uma pequena capela em casa onde guardo as cinzas do meu filho e do meu pai"
Ver artigo

Jonah Hill conta que, devido à sua profissão e ao que alcançou, conseguiu alcançar esse ideal, "a foto", mas quando isso não se traduziu em felicidade, ficou ainda mais deprimido. As críticas em relação ao seu peso tornaram-no ainda mais "zangado". Mas foi graças às ferramentas criadas por Phil Stutz, e ao trabalho feito nas consultas com o psiquiatra, que conseguiu encontrar um equilíbrio, não só físico, mas também emocional.

O livro "O Método", escrito por Phil Stutz e Barry Michels, promete "soluções reais para problemas reais" através de "cinco ferramentas para transformar os problemas em coragem, confiança e novas oportunidades". O trabalho dos autores pode também ser conhecido numa série de vídeos, disponíveis no Youtube.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.