O novo concurso da TVI, "Vai ou Racha", promete animar as tardes das famílias portuguesas. Estreia no mês de janeiro, mas a data exata ainda não foi revelada. Está "para muito breve”, disse João Patrício, diretor executivo de entretenimento e ficção da TVI, aos jornalistas numa conferência organizada pela TVI esta sexta-feira, 20 de janeiro, no Hyatt Regency Lisbon.

Pedro Teixeira, ator e apresentador de 42 anos, foi avançado como o apresentador do formato. “Temos a sorte de ter um apresentador empenhado, entusiasmado. Entendemos que o Pedro Teixeira está em ponto caramelo para fazer este programa”, referiu João Patrício.

"Vale Tudo" vs. "A Experiência". Saiba quem foi o vencedor da batalha das audiências
"Vale Tudo" vs. "A Experiência". Saiba quem foi o vencedor da batalha das audiências
Ver artigo

"Vai ou Racha" é um formato clássico, inspirado no programa “Let’s Make a Deal”, um concurso que já existe há cerca de 60 anos e tem vindo a ser adaptado por vários países. “Este é um formato viajado, de sucesso, é muito divertido, muito familiar, muito colorido e queremos que produza o efeito de juntar a família todos os dias no final da tarde”, afirmou João Patrício.

“Vai ser o concurso da TVI que mais prémios vai ter para dar, isso também é uma grande responsabilidade", acrescentou sobre o novo formato.

A dinâmica do "Vai ou Racha"

Apesar de as gravações ainda não terem começado, o programa já conta com quase 3000 inscrições. No "Vai ou Racha", o objetivo é chamar a atenção do apresentador, o responsável por selecionar na hora os concorrentes que vão jogar. Pode mascarar-se de enfermeiro, médico, bombeiro, pode levar os adereços mais extravagantes (ou não). Não é condição necessária para participar, mas é um bónus porque quanto mais original for, mais probabilidade tem de ser escolhido.

Em cada programa estarão na plateia entre 120 a 130 pessoas. Os concorrentes vão girando e há jogos em que podem ter de jogar contra outros participantes. “Vai haver oportunidade para muita gente jogar porque o programa é diário, e com uma média de 10 concorrentes por programa, são pelo menos 50 concorrentes por semana, é muita gente. Vamos dar oportunidade a toda a gente”, explicou o apresentador Pedro Teixeira.

“O programa baseia-se todo numa grande negociação”, explicou Pedro Teixeira. "Vamos ter oito a 10 concorrentes por programa e ao longo do programa vão existindo jogos e a missão do apresentador, neste caso a minha, é negociar com os concorrentes se vão jogar para o prémio, se vão ficar com o dinheiro ou qualquer coisa que eu lhes dê em troca de arriscarem ou não. Isto é um programa que vive muito da tentação do concorrente."

O jogador que mais dinheiro ganhar ao longo do programa, no desafio final vai ter de escolher uma de três portas. Por detrás dessas portas estão prémios e tanto pode selecionar aquela que o faz ir para casa sem nada, como pode ter a sorte de selecionar a porta que tem um prémio muito superior àquele que ganhou durante todo o programa. Dinheiro, carros, viagens e experiências são apenas alguns dos prémios que serão distribuídos no concurso.

“Há mil e uma coisas que podem acontecer durante o programa, os jogos são variadíssimos, os prémios são muito grandes e o vai ou racha vai partir a loiça toda”, disse Pedro Teixeira. “É o concurso da TVI que mais prémios vai dar, mais do que o 'Apanha se Puderes'”, acrescentou.

Pedro Teixeira prefere apresentar programas sozinho. "Posso ser muito mais eu"

Pedro Teixeira estreou-se como apresentador de concursos deste género em 2017 com “Apanha se Puderes”, na TVI, ao lado de Cristina Ferreira. Ganhou o gosto ao formato e, em 2019, começou a apresentar o “Mental Samurai” no mesmo canal.

Mas o Tomé de "Festa é Festa" revelou que gosta bastante de estar sozinho no comando dos concursos que apresenta. “Sozinho eu sinto que posso ser muito mais eu, brincar mais e viajar mais para onde eu quiser", disse o apresentador.

Apanha se Puderes
créditos: Daily Cristina

Pedro Teixeira refere que já tinha saudades de apresentar, "principalmente um concurso”. “Sinto-me bem, agradecido. Estou na TVI faz 19 anos, felizmente tenho tido oportunidades e não voltaria a ter se não tivesse cumprido com as anteriores. Acho que isso é uma prova de que o meu trabalho tem vindo a evoluir e de que o faço cada vez melhor."

Apesar de o horário do programa ainda não ter sido revelado, há uma grande probabilidade de este ser coincidente com o do intocável "O Preço Certo", apresentado por Fernando Mendes. “Estamos preparados para fazer um grande programa. Não é a primeira vez que enfrentamos o Fernando Mendes. (…) São dois bons programas e o público logo decidirá o que vai ver. Nós só temos de caprichar e fazer o nosso muito bem feito”, afirmou Pedro Teixeira.

Pedro Teixeira está atualmente a fazer a novela "Festa é Festa", e o "Vai ou Racha" chegou para lhe preencher ainda mais a agenda. “Quando me propuseram [o desafio], uma das coisas que pensei foi 'não tenho tempo', foi pensar 'como é que vamos arranjar tempo' e felizmente arranjámos tempo — e felizmente estou a fazer. Estou muito ansioso para que entre no estúdio, comece e perceba a energia dos concorrentes”, disse sobre esta nova oportunidade.

Pedro Teixeira está numa relação com Sara Matos, atriz e apresentadora, e o casal tem um filho de 1 ano em comum. “[A Sara] está feliz. Não faríamos nada em termos profissionais que nos prejudicasse a vida pessoal. Acho que não precisamos disso nesta fase em que estamos na nossa vida, de sacrificar em termos pessoais em prol do trabalho. Falamos sempre sobre isso, como é óbvio, e organizamos e está tudo bem”, conclui.

Veja as fotos do evento

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.