O livro "Viagem a Portugal", de José Saramago, vai, finalmente, ser adaptado para televisão pela mão do realizador Ivan Dias e do humorista brasileiro Fábio Porchat, um dos membros do grupo "Porta dos Fundos". O novo formato da RTP, uma série documental composta por seis episódios com cerca de uma hora cada, foi apresentado este sábado, 20 de novembro, na Fundação José Saramago.
Um pouco à semelhança daquilo que se pode ler no livro do escritor, também esta série — que usará o nome do livro — vai mostrar Fábio Porchat a visitar algumas das cidades pelas quais Saramago passou entre 1979 e 1989 e que, sabemos, lhe serviram de bagagem para o conjunto de crónicas de viagem reunidas em livro.
No evento de apresentação dedicado à imprensa, José Fragoso, diretor de programas do canal público, descreve o formato como sendo "mais do que um projeto de televisão".
"Queríamos ter alguém emocionalmente ligado ao projeto e surgiu o Fábio Porchat, que tem um olhar de fora, da mesma forma que José Saramago teve uma ligação ao Brasil", refere Fragoso, não tendo dúvidas de que o livro "será, seguramente, bem representado na televisão".
Nesta fase, ainda só está gravada a primeira parte da série, que passou de Miranda do Douro até Coimbra. O resto será gravado em meados de janeiro.
"Percorremos muitos quilómetros de carro. É uma viagem impressionante e estou muito honrado pelo convite", diz Fábio Porchat que admite "uma ligação muito forte com Portugal", mas "também com José Saramago", de quem leu, por exemplo, o livro "Ensaio Sobre a Cegueira", publicado em 1995.
"Ele [referindo-se a José Saramago] tem a força de um grande escritor ao teletransportar o leitor para o lugar da ação", refere o humorista que, apesar disso, não conhecia o livro "Viagem a Portugal", que agora é adaptado para o ecrã.
"É no detalhe que a gente consegue fazer as maiores transformações e observações da vida"
"Li-o quando fui convidado para fazer este programa e agora está a ser interessante reler quando faço esta viagem. É emocionante e bonito estar dentro deste Portugal. O José Saramago teve um olhar e carinho pelo povo português que agora também eu sinto ao fazer esta viagem. Em todos os locais onde estive fui muito bem recebido e abraçado pelo povo português", admite.
Sobre a produção documental cujas gravações ainda vão decorrer, diz que "é uma viagem pelos detalhes de uma terra". "É no detalhe que a gente consegue fazer as maiores transformações e observações da vida e é o que o livro está a fazer comigo”, confessa.
A série "Viagem a Portugal", uma produção da Zerkalo Pictures para a RTP, conta com apresentação de Fábio Porchat, realização de Ivan Dias e argumento de Susana Verde.
A direção de fotografia fica a cargo de Carlos Mendes Pereira, a música original é de Amadeu Magalhães e a banda sonora pertence a Gustavo Santalalla.
Ainda não se conhece a data de estreia.