O livro "Viagem a Portugal", de José Saramago, vai, finalmente, ser adaptado para televisão pela mão do realizador Ivan Dias e do humorista brasileiro Fábio Porchat, um dos membros do grupo "Porta dos Fundos". O novo formato da RTP, uma série documental composta por seis episódios com cerca de uma hora cada, foi apresentado este sábado, 20 de novembro, na Fundação José Saramago.

Um pouco à semelhança daquilo que se pode ler no livro do escritor, também esta série — que usará o nome do livro — vai mostrar Fábio Porchat a visitar algumas das cidades pelas quais Saramago passou entre 1979 e 1989 e que, sabemos, lhe serviram de bagagem para o conjunto de crónicas de viagem reunidas em livro.

Série que adapta livro de José Rodrigues dos Santos "está escrita". Saiba quando estreia
Série que adapta livro de José Rodrigues dos Santos "está escrita". Saiba quando estreia
Ver artigo

No evento de apresentação dedicado à imprensa, José Fragoso, diretor de programas do canal público, descreve o formato como sendo "mais do que um projeto de televisão".

"Queríamos ter alguém emocionalmente ligado ao projeto e surgiu o Fábio Porchat, que tem um olhar de fora, da mesma forma que José Saramago teve uma ligação ao Brasil", refere Fragoso, não tendo dúvidas de que o livro "será, seguramente, bem representado na televisão".

Nesta fase, ainda só está gravada a primeira parte da série, que passou de Miranda do Douro até Coimbra. O resto será gravado em meados de janeiro.

"Percorremos muitos quilómetros de carro. É uma viagem impressionante e estou muito honrado pelo convite", diz Fábio Porchat que admite "uma ligação muito forte com Portugal", mas "também com José Saramago", de quem leu, por exemplo, o livro "Ensaio Sobre a Cegueira", publicado em 1995.

"Ele [referindo-se a José Saramago] tem a força de um grande escritor ao teletransportar o leitor para o lugar da ação", refere o humorista que, apesar disso, não conhecia o livro "Viagem a Portugal", que agora é adaptado para o ecrã.

"É no detalhe que a gente consegue fazer as maiores transformações e observações da vida"

"Li-o quando fui convidado para fazer este programa e agora está a ser interessante reler quando faço esta viagem. É emocionante e bonito estar dentro deste Portugal. O José Saramago teve um olhar e carinho pelo povo português que agora também eu sinto ao fazer esta viagem. Em todos os locais onde estive fui muito bem recebido e abraçado pelo povo português", admite.

As gravações da série "Viagem a Portugal", como Fábio Porchat, vão continuar para o próximo ano créditos: Pedro Pina/RTP

Sobre a produção documental cujas gravações ainda vão decorrer, diz que "é uma viagem pelos detalhes de uma terra". "É no detalhe que a gente consegue fazer as maiores transformações e observações da vida e é o que o livro está a fazer comigo”, confessa.

A série "Viagem a Portugal", uma produção da Zerkalo Pictures para a RTP, conta com apresentação de Fábio Porchat, realização de Ivan Dias e argumento de Susana Verde.

A direção de fotografia fica a cargo de Carlos Mendes Pereira, a música original é de Amadeu Magalhães e a banda sonora pertence a Gustavo Santalalla.

Ainda não se conhece a data de estreia.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.